Triplo pódio brasileiro


DA QUEDA AO OURO: Terezinha e Guilherme vêm para a vitória

Na última terça-feira (4/9), a corredora brasileira Terezinha Guilhermina passou por maus momentos durante a final dos 400 metros rasos (T12) da Paralimpíada de Londres: seu guia, Guilherme Santana, sentiu uma forte dor na perna e se jogou no chão para tentar não atrapalhar a corredora. Mas Guilhermina preferiu desacelerar, e eles chegaram em último.

Ontem (5/9), no entanto, a dupla mostrou que não se abalou com o incidente, e ficou com o ouro nos 100 metros (T11). Com o tempo de 12s01, Guilhermina bateu o recorde mundial da prova. E, para a alegria dos brasileiros, as corredoras Jerusa Santos e Jhulia Santos ficaram com as medalhas de prata e bronze depois de ultrapassarem heroicamente a chinesa Jia Juntingxian (assista o vídeo abaixo) — elas fizeram mais bonito do que os homens jamaicanos na última Olimpíada.

Apesar de não conseguir pódio nessa prova, a China ainda domina o quadro de medalhas, com 64 de ouro e um total de 167, seguida por Rússia e Grã-Bretanha. O Brasil aparece em oitavo, com 12 de ouro, oito de prata e cinco de bronze.