O ciclismo nas Olimpíadas de Londres


SQUEL STEIN: Nossa chance no BMX feminino

As Olimpíadas de Londres estão aí: começa na próxima sexta-feira e vai até o dia 12 de agosto. E, para quem gosta de ciclismo, os Jogos têm início logo no sábado, com a prova masculina de estrada – um percurso de 250 quilômetros. O atual campeão do mundo, o britânico Mark Cavendish – o homem da Ilha de Man –, vai estar lá, assim como o campeão do Tour de France 2012, Bradley Wiggins, que participará das provas de pista, sua especialidade. Além deles, os australianos Cadel Evans (vencedor do Tour de 2011), Stuart O’Grady e Matt Goss, os brasileiros Murilo Fisher, Magno Prado Nazaret e Gregory Panizo e outros ciclistas de renome internacional que participaram do Tour de France 2012.

No dia 29 de julho acontece a prova feminina de estrada, com percurso de 140 quilômetros em que estarão as brasileiras Fernanda da Silva Souza e as irmãs Clemilda e Janildes Fernandes. No dia 1 de agosto serão realizadas as provas de contrarrelógio, que passarão pelo palácio Hampton Court e pela alameda The Mall, dois locais tradicionalíssimos da capital inglesa, cheios de história. A disputa masculina terá 44 quilômetros, enquanto a feminina terá 29 quilômetros.
No dia seguinte (2 de agosto) serão realizadas as eliminatórias no velódromo, em suas diversas modalidades. O Brasil não terá nenhum representante nesse tipo de prova.
Entre 8 e 10 de agosto é a vez do BMX, que terá Renato Rezende e Squel Stein como representantes.
Finalmente nos dias 11 e 12 de agosto rola o mountain bike (feminino e masculino), com a presença de Rubens Donizete Valeriano. A prova acontece na fazenda Hadleigh, em Essex, em um percurso de 5 quilômetros e 172 metros de subida, acumulados por volta.
Boa sorte a todos!
O ciclista e jornalista Irineu Masiero é responsável pelo blog de ciclismo Corta Vento.