Há 16 anos a cena se repete na costa leste dos Estados Unidos: atletas do mundo inteiro lançam suas canoas havaianas nas águas doces de Nova York para participar da tradicional regata da modalidade, a Hawaiian Airlines Liberty Challenge. Criado em 1996 sob o nome de Liberty World Outrigger Competition, o evento chama atenção pelo percurso de 24 quilômetros remados em ambiente totalmente urbano. A equipe favorita ao título da prova é a Team Primo, do Havaí, que conta com alguns dos melhores remadores do mundo (leia mais sobre eles aqui).
Pela primeira vez na história, a competição ganha participação verde e amarela. Neste ano, a equipe Cavalera Team Brazil (veja mais aqui) representará o país e promete se esforçar para fazer bonito na prova. “Nós estamos confiantes, fortes e bem preparados. Estamos cientes de que é muito difícil vencer, mas, se dermos o nosso melhor, podemos beliscar um resultado surpreendente por lá”, diz Lucio Del Ciello, integrante da equipe.
A largada desta 16ª edição está prevista para o dia 23 de junho, no Brooklyn Bridge Park, parque construído ao longo do Brooklyn East River. Os atletas inscritos, separados em três categorias (masculino, feminino ou mista), têm a oportunidade de passar por vários pontos turísticos da cidade de Nova York, como a estátua da Liberdade. Além disso, os participantes terão que tomar cuidado com mudanças rápidas de percurso, principalmente pelo possível encontro com outras embarcações bem maiores no caminho.
Acesse o site oficial do evento (libertyoutrigger.org) para ficar por dentro de fotos, vídeos e novidades da competição.
INÉDITO: Pela primeira vez, brasileiros participam da Hawaiian Airlines Liberty Challenge