Desde 2000, quando abandonou os últimos 30 dólares que tinha na carteira, o norte-americano Daniel Suelo vive em uma região inóspita de Moab, Utah (EUA). Em 2009, Mark Sundeen, que conhecia Daniel antes de ele desistir completamente do dinheiro, começou a escrever a história desse ermitão, que recentemente virou o livro The Man Who Quit Money (US$ 10; amazon.com).
À semelhança do poeta, filósofo e naturalista norte-americano Henry Thoreau (1817-1862), autor do grande ensaio Desobediência Civil, Daniel vive completamente fora do sistema: mora numa caverna e se alimenta de comida que seria desperdiçada ou que é doada. Ele não aceita a ideia da soberania econômica sobre nossas vidas e, dessa forma, se tornou uma prova concreta de que não é preciso um centavo para sobreviver.
“Em qualquer lugar onde eu esteja, me sinto em casa”, diz. “Minha filosofia é usar apenas o que é dado ou descartado.” Daniel, que tem um blog e o atualiza sempre que possível, não acredita que o dinheiro seja um mal, mas uma ilusão.
DUPLA: Daniel (esq.) e o escritor Mark em tarde de autógrafos
AO AR LIVRE: Daniel no quintal de casa, em Moab