S.O.S água


MUDANÇA: O skatista Otavio Netto e nas redondezas do Tietê

(FOTOS: Ale Socci)

É difícil de acreditar que um dia já foi possível nadar nas águas do Tietê, o famoso rio que corta a cidade de São Paulo. Seu nome, em Tupi, pode ser traduzido como “água verdadeira”, mas o rio se tornou fonte de lixo e ficou praticamente esquecido em meio ao crescimento desordenado da cidade.

Desde segunda feira (19 de março) a cidade de São Paulo participa da Semana Mundial da Água. Entre as tantas manifestações e reflexões sobre a importância deste elemento essencial em nossas vidas, não poderíamos deixar de lado a falta de cuidado com o rio Tietê. É por isso que, pelo terceiro ano, o canoísta extremo Pedro Oliva lançou seu caiaque no percurso do rio como forma de pedido de socorro. O Campeão Mundial de Canoagem, Fernando Fernandes, e o skatista Otavio Netto também participaram da ação.

É triste observar essas imagens e pensar que o rio poderia ser utilizado pela população como forma de lazer e esporte. Mesmo assim, não é utopia acreditar que esse quadro ainda pode ser revertido. Para isso, é preciso que os habitantes da cidade de São Paulo, a sexta maior aglomeração do mundo, se conscientizem da importância de preservação e valorização deste rio.

A Semana Mundial da Água acontece até o próximo dia 24, no sábado. Clique aqui e confira a programação para o interior de São Paulo.


SONHO: Imagine se fosse possível colocar os caiaques no rio Tietê
e curtir o visual?


Clique aqui para ver uma galeria com as imagens desta ação da Semana Mundial da Água