Aurora boreal em time-lapse

Na edição de dezembro de 2011 da revista Go Outside, a matéria Suando Frio apresentou alguns dos melhores lugares do mundo para serem curtidos no inverno. Uma das sugestões é um cruzeiro pelo Círculo Polar Ártico, onde é possível conferir as luzes da Aurora Boreal.

O vídeo acima, mostra este fenômeno como nunca visto antes — o grande diferencial desta produção está na técnica conhecida como time-lapse. É bem simples: são tiradas várias fotos durante um longo período de tempo (muitas horas ou muitos dias). Depois, essas fotos são colocadas num filme, onde cada imagem é mostrada em frações de segundo, dando a impressão de que tudo se move muito rápido.

Aurora Boreal na Noruega
No extremo norte da Noruega, o inverno é sublime – uma época especial para se explorar o Círculo Polar Ártico e as luzes estonteantes da aurora boreal. Para isso, a sugestão é embarcar em um dos aconchegantes navios fretados pela agência Hurtigruten. O cruzeiro inicia sua viagem em Bergen, na costa oeste, e vai até Kirkenes, em Finnmark, no norte do país. Além da paisagem coberta de neve e do ar puro, o roteiro é coroado pela psicodelia da aurora boreal, um fenômeno visual cheio de luzes coloridas e brilhantes, comum nas regiões polares graças ao contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra. Quer mais um bom motivo para investir nessa viagem, que pode ser feita em roteiros de 6, 7, 11 ou 12 dias? Para o próximo inverno, que rola entre 2011e 2012, espera-se a mais forte atividade de luz dos últimos 50 anos. Além das visões nada triviais, os passageiros ainda podem curtir uma série de atividades a bordo e fora do barco – de palestras sobre fenômenos locais da natureza a passeios de snowmobile na Lapônia e pesca de caranguejo gigantes em Kirkenes, Lá é possível mergulhar no mar de Barents e capturar crustáceos com a ajuda de um guia. Depois, é só se deliciar com o jantar.

Quando ir: Durante o inverno local (de novembro a fevereiro)
Preço: De U$ 931 a U$1.692 por pessoa, de acordo com o número de dias na expedição (passagens aéreas não incluídas)
Quem leva: Hurtigruten (hurtigruten.com)
Duração: Há cruzeiros de 6, 7, 11 ou 12 dias
Temperatura: Pode chegar -35°C

(Trecho da reportagem publicada originalmente na Go Outside de dezembro de 2011)