Para isso, logo em sua edição inaugural, a Olamau distribuirá US$ 50 mil de premiação – US$ 20 mil somente ao vencedor. Doze equipes, entre as melhores do mundo, brigarão durante os três dias de competição – 8, 9 e 10 de março –, que terá no total 145 quilômetros de percurso, passando por três ilhas havaianas (veja no vídeo abaixo o trajeto detalhado).
A equipe Raimanasworld Tahiti, comandada pelo renomado surfista taitiano de ondas grandes Raimana van Bastolaer (que compõe o time), é um dos times forasteiros que tentarão j Com a Olamau Race, o Havaí pretende finalmente dividir o foco da canoagem oceânica com o Taiti. Hoje, o país polinésio é bem mais estruturado ao esporte, com atletas remunerados, barcos modernos e provas com boa premiação. Até em provas no Havaí, equipes taitianas como a Shell Va’a costumam de dar melhor.
CANOAGEM NA TERRA DO SURF: Equipe havaiana em mar aberto (FOTO: hawaiiancanoeclub.org)
Os amantes da canoagem oceânica esperam ganhar com a rivalidade Taiti x Havaí. Será possível acompanhar o evento ao vivo durante os três dias de prova através do site oficial da Olamau Race (olamaurace.com).