Fora das competições, ele tem usado a bicicleta em ações sociais relevantes, principalmente para mostrar a importância desse veículo como meio de locomoção urbano. Sua última ação foi o desafio Pedalando 500 km por um Sonho, que aconteceu em Belo Horizonte nos dias 21 e 22 de janeiro.
“Não adianta ciclistas terem acessos exclusivos somente na zona sul da cidade”, alerta Rogério. “Eu mesmo virei atleta porque passei a pedalar 50 quilômetros por dia para ir e voltar do trabalho.” E até hoje a bicicleta é seu principal meio de transporte.
Durante o Pedalando 500 km por um Sonho, Rogerio teve a companhia de 600 ciclistas, que, claro, se revezaram para acompanhá-lo em todos os momentos. Para saber mais sobre esse atleta militante e ficar por dentro de outros projetos, acesse rogeriopacheco.com.br
24 HORAS SEM PARAR: Rogerio (de manga comprida com detalhe azul) lidera o pelotão (FOTO: Chico Fotógrafo)
CONCENTRAÇÃO: Rogerio preparado na Pampulha
Em 15 horas, Rogerio queria completar 25 voltas ao redor da lagoa da Pampulha, o principal cartão-postal de Belo Horizonte, e somar um giro de 500 quilômetros. Ele deu duas a menos do que o esperado, e finalizou com 440 quilômetros pedalados – exatamente a distância entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. O objetivo: chamar a atenção para a importância da implementação de ciclofaixas nas grandes avenidas da capital mineira.