Nos últimos quatro anos, nas minhas mochiladas por regiões selvagens ou viagens internacionais, confiei muito em um aparelho chamado SteriPEN para purificar a água. Essa “caneta” movida a bateria emite uma luz UV que destrói bactérias, vírus e protozoários como a giárdia e o criptosporídio para produzir água sem germes com o apertar de um botão.
Parece mágica, eu sei. Mas a SteriPEN na verdade é uma versão menor do mesmo tipo de sistema de purificação a luz ultravioleta que muitas cidades nos Estados Unidos usam para tratar quantidade em massa de H2O.
Par usar a SteriPEN, basta mergulhar a ponta com a lâmpada de vidro em um copo com água ou um garrafa e agitar levemente por cerca de um minuto, enquanto a luz UV pisca na sua bebida. Quando tiver acabado, a lâmpada se desliga. Abracadabra, sua água está pronta!
Ela também é o modelo mais fácil de usar: nem precisa apertar um botão para ligá-la – pequenos sensores perto da lâmpada indicam quando a unidade foi mergulhada na água, acionando o mecanismo de UV e dando início à descontaminação. Assim que este estiver terminado, a lâmpada se desliga e o indicador de LED verde da unidade se desativa, indicando que a água pode ser bebida.
Outro upgrade: A “caneta” Freedom vem uma bateria integrada que pode ser recarregada por um porta USB ligada a um laptop, uma tomada de CA (através de um adaptador incluso) ou, para a hora da mochilada, um carregador de energia solar. A empresa diz que o aparelho aguenta 40 purificações antes de ficar sem energia — UV suficiente para quase toda viagem por regiões selvagens.
NOVIDADE: O purificador de água SteriPEN
Stephen Regenold é o fundador e editor da www.gearjunkie.com. Conecte-se a Regenold no Facebook.com/TheGearJunkie ou no Twitter via @TheGearJunkie.