Vida deserta


BELEZA FRIA: Acampamento de Alf durante o inverno

Alf Randell (na foto abaixo) é um ermitão autêntico. Há quase uma década, ele trocou a sociedade tradicional para levar uma vida simples, morando próximo aos paredões de arenito de Indian Creek, no meio do deserto de Utah, num acampamento bem rústico. Os norte-americanos definem esse estilo de vida largadão como “dirtbag”, que geralmente está associado aos escaladores.

Alf também gosta de escalar, e ganha uns trocos arrumando solado de sapatilha de escaladores que passam a temporada em Indian Creek.

Em 2006, através do fórum online Mountain Project, seu irmão Michael Randell chegou a postar um anúncio que toda a família estaria preocupada com o paradeiro de Alf. Após algum tempo, depois de ser ajudado por escaladores, Michael tranquilizava a galera dizendo que já havia restabelecido contato com o irmão.

Alf chegou a fazer um blog, o qual tem uma única postagem. Ele se define como “andarilho e escalador, que obtém energia elétrica através de painéis solares”, e também diz gostar de escritores de ficção como Isaac Asimov e Robert Heinlein.

No final do ano passado, o escalador e videomaker Austin Siadak esteve por aquelas bandas de Utah, e produziu um filme curto sobre o estilo de vida levado por Alf. “Para mim, talvez nada seja mais inspirador do que pessoas que recusam a vida dita como ‘normal’ e fazem mais do que o possível para viver do jeito que gostam”, escreveu Austin em seu blog.

Assista a seguir o filme que ele fez sobre Alf.