No último dia 7, o pescador Rory O’Connor deslizava seu caiaque pelo golfo do México, próximo à costa dos EUA, quando avistou um cachorro nadando no meio do nada. Primeiro Rory achou que se tratava de um grande peixe, já que estava a quase um quilômetro da terra firme.
Só quando se aproximou é que percebeu que se tratava de um cão em apuros. Rory emparelhou seu caiaque, puxou-o a bordo e logo percebeu que o animal estava exausto de tanto nadar, além de muito assustado. De volta à praia, Rory viu que o cão tinha ainda uma das patas machucada. Havia uma plaquinha de identificação com seu nome – Barney –, mas sem os contatos de um possível dono.
Rory entregou o cão à sua irmã, que o levou ao veterinário. Lá descobriu-se que Barney possuía um chip implantado, que indicava que uma mulher chamada Donna Chen, de 53 anos, seria sua dona. Ao procurarem pela pessoa, no entanto, constataram que ela havia sido atropelada e morta por um carro, na parte continental próximo de onde Barney foi achado. O acidente foi causado por um rapaz de 22 anos que dirigia embriagado.
A hipótese mais provável é que Donna estaria passeando com Barney quando foi atropelada e morta. O cachorro, muito assustado, então quis se livrar daquela situação, e a maneira mais oportuna que encontrou foi mergulhar no mar e nadar para bem longe.
Apesar de Barney estar agora vivendo com a família de Rory – ele deverá se recuperar totalmente do trauma –, a história não deixa de ser triste. O vídeo acima mostra toda a operação de resgate, capturada pela camera GoPro presa na proa do caiaque de Rory.
Via MSNBC e Wend