Novidades na Vuelta a España 2012


ÚLTIMO ANDAR: Passagem pela Sierra de Bejar, ao norte da Espanha, na Vuelta de 2011

O ciclista espanhol Juan Jose Cobo deve ter comemorado a divulgação do percurso da Vuelta a España 2012. O atual campeão da maior corrida ciclística da Espanha é um escalador – ciclista que manda bem em subidas longas. E montanha é o que mais haverá na rota da próxima edição da competição. "Vai ser um belo e equilibrado percurso,uma Vuelta decente, para dizer o mínimo", disse Juan.

O anúncio foi feito nesta semana em Pamplona, na Espanha, e revelou nada menos do que dez estágios com chegada no topo. Ao todo serão 21 etapas em 23 dias de prova, que acontece entre 18 de agosto e 9 de setembro.

Outro ponto a favor dos escaladores é que haverá apenas dois contra-relógios: um por equipe, de 16 quilômetros em Pamplona, logo na abertura, e outro no 12º dia de competição, desta vez um individual de 40 quilômetros.


ANO PASSADO: Juan Jose Cobo comemora a vitória
(FOTO: steephill.tv/reuters)

Pelo visto em 2012 os organizadores preferiram focar na rivalidade entre os “ciclistas de montanha”. Bem diferente do ano passado, quando cortou toda extensão do país, a Vuelta deste ano — que será a 67ª da história — estará concentrada no norte. O ponto mais ao sul do país pelo qual ela passará será apenas a capital, Madrid, chegada do último estágio, agendada para 9 de setembro. Nesse dia, os ciclistas terão completado um pedal de 2.732,9 quilômetros.

Assista no vídeo a seguir a uma animação da edição 2012, trecho a trecho.


(Fonte: velonation.com
)