GPS estiloso



Um pequeno dispositivo preto pendurado na alça do meu ombro, o LED piscando enquanto eu caminho em direção às montanhas. Com o apertar de um botão — sim, apenas um botão –, fiz com que o aparelho começasse começasse a registrar pontos de GPS e rastrear minha rota durante uma caminhada de uma hora.

Quando se trata de GPS, ainda não encontrei um aparelho mais simples que o AGL3080 Data Logger. Feito pela companhia AMOD Technology Co., de Taiwan, o produto foi inserido no mercado inicialmente voltado para fotógrafos que buscavam rastrear o ponto geográfico exato em que suas fotos foram tiradas.

O aparelho também pode ser extremamente útil como um rastreador GPS básico para quem faz caminhadas, anda de esqui ou apenas viaja com seu mochilão por aí. O aparelho fica pendurado em um ganchinho e permanece ligado durante todo o tempo em que você está ao ar livre. Ele desempenha a simples função de gravar, por várias horas seguidas, a posição do seu GPS em uma freqüência de até uma coordenada por segundo.

O resultado, assim que baixado em casa, é uma trilha extremamente detalhada. É possível sobrepor a trilha a um mapa na tela do seu computador para um registro preciso da rota percorrida ao ar livre.

Após uma caminhada, pluguei o Data Logger no meu laptop por meio de um cabo USB. Em seguida, o ícone “dispositivo de armazenamento” surgiu no meu desktop, permitindo que abrisse e salvasse todos os registros do meu GPS em apenas alguns cliques.

O site EveryTrail sincroniza as coordenadas do GPS a um mapa do Google automaticamente. Você pode aproximar e distanciar a imagem para estudar a rota e também para ver a distância percorrida, a velocidade e as mudanças de altitude.

Apesar de ser uma boa solução para um rastreamento de GPS mais básico, o Data Logger está longe de ser um aparelho 100% ideal para o ar livre. Ele não é à prova d’água, e se chover precisa ser guardado. O estojo que vem com ele é feito de plástico e pode quebrar, caso seja derrubado em uma superfície mais dura.

O pior, no entanto, é que descobri que sua conexão com o satélite do GPS é complicada, e em algumas situações é difícil para o aparelho encontrar o sinal. Várias vezes ele chegou a gravar as trilhas com grandes falhas, tornando assim minha rota um pouco confusa.

Em geral, o Data Logger é um brinquedinho bacana, mas fiquei hesitante em confiar no aparelho como uma ferramenta de GPS séria. Uma a cada cinco vezes em que foi usado, ele registrou informação com erros. Mas eu adoro a operacionalidade simples do dispositivo e, por causa disso, uma ou duas vezes por semana eu o uso para registrar minhas rotas de treinamento ou aventuras no mundo selvagem.

Mais informações no site da AMOD Technology Co. (www.amod.com.tw). Ou em lojas como a amazon.com, que vendem a unidade a partir de US$ 65.

Stephen Regenold é o editor e fundador da GearJunkie.com. Conecte-se com Regenold no Facebook.com/TheGearJunkie ou no Twitter via @TheGearJunkie.








Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo