48 mil quilômetros numa cadeira de rodas


RODA SOLTA: Andy numa de suas andaças pelo mundo

Você já listou seus desafios para 2012? O britânico Andy Campbell, que ficou paraplégico depois de sofrer um acidente enquanto escalava, em 2004, sim. Desde aquele ano, apesar de ter perdido a mobilidade das pernas, ele vem se aventurando em atividades outdoor como montanhismo, parapente e mergulho. Suas expedições já o levaram ao Alasca, Africa, Índia, Croácia e Austrália. “Quando estou nas montanhas, me sinto mais em casa do que se estivesse em qualquer outro lugar”, diz.

Em junho deste ano, Andy vai se lançar no maior desafio de sua vida. A bordo de sua cadeira de rodas, ele sairá de Londres para uma volta ao mundo, passando por 30 países de quatro continentes, em uma viagem que deverá durar dois anos. Andy percorrerá nesse tempo pouco mais de 48 mil quilômetros — a maioria deles sem a ajuda de carro, barco ou qualquer outro veículo.

Isso mesmo. Com isso, o britânico pretende arrecadar £ 1 milhão, que serão investidas em equipamentos para pessoas com problemas de locomoção decorrente de lesão na coluna vertebral.

No vídeo abaixo, feito na Escócia, Andy dá um aperitivo de como será sua expedição megalomaníaca. Saiba mais em seu site pushingthelimits.com.