12 soluções aprovadas por especialista para acabar com a tosse

12 soluções aprovadas por especialista para acabar com a tosse
Foto: Freepik

Tossir incessantemente pode ser bastante incômodo. E se você já sofreu com isso, provavelmente gostaria de conhecer maneiras de acabar com a tosse rapidamente. A tosse nem sempre é ruim. Trata-se de um reflexo que protege suas vias aéreas e pulmões contra agentes irritantes como poeira, germes e muco. À “Women’s Health”, de onde são as informações, o professor assistente de medicina familiar do Centro Médico da Universidade Rush (EUA), Michael Hanak, explica que ela pode ser causada por fatores comuns como asma e alergias, ou por problemas mais graves como condições crônicas nos pulmões, insuficiência cardíaca e até mesmo câncer.

+ Henrique Avancini passa a ser sócio da startup Semexe

+ Australian Gold encerra participação em sua primeira WSL

+ Maior swell do ano previsto na Indonésia neste sábado

Além disso, algumas pessoas podem desenvolver tosse seca e persistente após serem infectadas com covid-19. Fatores ambientais como poeira, mofo ou outros poluentes e refluxo ácido também podem ser gatilhos para a condição.

Nesse sentido, Michael aponta que, quando a tosse persiste por mais de duas semanas, é recomendado entrar em contato com um médico. Enquanto isso, você pode testar algumas das soluções rápidas abaixo para acabar com a tosse.

12 soluções aprovadas por especialista para acabar com a tosse

1 — Gargarejo com água salgada

De acordo com um estudo publicado na “Scientific Reports”, um gargarejo com água salgada pode ajudar a diminuir a duração da tosse. A solução é efetiva para matar bactérias, amenizar o muco e diminuir a dor.

Para fazê-la, misture meia colher de chá de sal refinado com 200 ml de água morna.

2 — Chá de gengibre

Além de amenizar dores estomacais, o chá de gengibre pode ajudar a aliviar a dor de garganta. Michael destaca, ainda, que a raiz possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes benéficas no tratamento de uma variedade de condições.

3 — Medicamentos para azia

“Os antiácidos podem aliviar o refluxo ácido e eliminar qualquer tosse associada” observa. Se seu problema for crônico, mudanças na dieta indicadas por um endocrinologista ou nutricionista podem ajudar.

4 — Mel

“Descobriu-se que o mel é útil para aliviar a tosse, sozinho ou como parte de uma xícara de chá”, diz Michael. O alimento também pode diminuir a dor e ajudar a combater infecções virais.

5 — Banho quente

Mais do que aliviar o estresse, um banho quente pode amenizar sintomas de resfriado, como congestão nasal e tosse. Isso porque a umidade do vapor pode abrir os seios nasais e afinar o muco. Nesse sentido, um umidificador de ambientes também pode te ajudar.

6 — Hidratação

É importante hidratar-se todos os dias, mas isso requer ainda mais atenção para quando você está com tosse. “Manter-se bem hidratada pode ajudar a afinar o muco na parte de trás da garganta, o que pode levar a uma leve melhora na tosse”, explica Michael.

7 — Pastilhas e balas

Chupar uma pastilha para garganta ou bala pode ajudar a estimular a produção de saliva, o que aumenta as secreções bucais e ameniza a tosse.

8 — Spray nasal

Se você estiver sofrendo com tosse alérgica, a recomendação de Michael é a utilização de um spray nasal combinado com um medicamento antialérgico, após consulta médica.

“Tratar os sintomas de alergia é um método comum de resolver a corisa e a tosse relacionada”, diz ele, que também ressalta que a tosse pode ser sazonal ou durante todo o ano, portanto, prestar atenção ao momento permitirá preveni-la.

9 — Higienizador nasal

Um higienizador nasal pode lavar quaisquer acúmulos em suas narinas, promovendo alívio para pessoas com sinusite, alergias e tosse relacionada.

10 — Medicamentos de venda livre

Você também pode optar por medicamentos de venda livre, como expectorantes e antitussígenos, para aliviar a tosse. No entanto, lembre-se de conversar com um médico antes de fazê-lo.

11 — Probióticos

Probióticos não apenas promovem boa saúde intestinal, mas também podem ajudar a reduzir resfriados e tosses. Boas fontes de probióticos incluem bebidas e alimentos fermentados, como iogurte e Kombucha.

12 — Parar de fumar

Michael nota que, ao minimizar a exposição a produtos químicos e irritantes, que são prejudiciais aos pulmões, a inflamação é reduzida. “A tosse causada pelo tabagismo pode ser progressiva, dependendo de quanto alguém fuma e há quanto tempo fuma”, acrescenta.

-Publicidade-