Se você procura incluir mais itens saudáveis à sua alimentação e estimular o funcionamento do cérebro, saiba que as bebidas corretas podem ser grandes aliadas.
+ Glicose vs Frutose: Qual é a Diferença?
+ Proteínas plant-based (além do tofu) para substituir a carne
+ Bancadas da África do Sul recebem swell histórico
A seguir, confira 12 bebidas ideais para “melhorar seu nível de energia, reduzir a confusão mental e ajudar a se concentrar”, segundo o blog “Dr Jairo Bouer”, de onde são as informações.
Café: A cafeína pode te deixar mais alerta, além de te ajudar a se concentrar e melhorar seu humor. Além disso, quem bebe café pode ter menos riscos de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) ou Alzheimer.
Chá de cogumelos juba de leão: Esse ingrediente da medicina e culinária asiáticas protege as células cerebrais e melhora o comprometimento cognitivo leve — um declínio nas habilidades mentais que precede a demência, segundo o portal.
Chá de cúrcuma: A cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias e pode ser benéfica contra problemas digestivos, nas articulações e de pele. Pesquisadores também investigam os poderes do ingrediente para melhorar a memória e retardar a progressão do Alzheimer.
Chá de ginseng: Essa raiz ancestral chinesa pode ajudar a aumentar a resistência e a concentração, bem como melhorar a memória. Além disso, o ingrediente pode diminuir o açúcar no sangue (por isso, deve ser consumido apenas sob supervisão médica por diabéticas). Mas atenção: o ginseng pode causar efeitos colaterais, inclusive problemas para dormir.
Chá verde: O chá verde é uma alternativa ao café para o consumo de cafeína. Ele pode te fazer sentir mais alerta e eliminar distrações, além de melhorar memória e atenção.
Chocolate quente: Os flavonóides presentes no cacau ajudam a melhorar a atenção, a velocidade de processamento e a memória. Uma xícara de chocolate quente pode ajudar a proteger contra o declínio mental — especialmente em pessoas com risco de demência —, mas a versão amarga deve ser preferida, para preservar a saúde.
Kombucha: A Kombucha é uma mistura de chá preto, açúcar, bactérias e fermento que pode reduzir a vontade de consumir doces.
Limonada: O limão tem nutrientes que protegem as células de danos, além de ser saboroso.
Suco/vitamina verde: Espinafre, couve e repolho verde são ricos em nutrientes benéficos e não precisam ser consumidos apenas na salada: junte as hortaliças à água, gelo e algumas frutas e aproveite um suco delicioso e saudável.
Suco de beterraba: O suco de beterraba é rico em antioxidantes que protegem contra os radicais livres. Além disso, pode ajudar a reduzir a pressão alta e combater a fadiga.
Suco de frutas vermelhas: As frutas vermelhas também são ricas em antioxidantes que protegem o cérebro de danos e mantêm a saúde da memória.
Vinho tinto: O vinho tinto é rico em componentes químicos naturais que combatem a inflamação. Pesquisas apontam que um cálice de vinho tinto ao dia pode ajudar a relaxar e faz bem ao coração.