Surf na vertical


HAVAÍ X AUSTRÁLIA: Dick BrewerBob (esq.) e Bob McTavish se cumprimentam durante a estreia de Going Vertical

Tento, mas não consigo. O tema Havaí nessa época do ano é como enfeite de natal. Você esbarra em algum tipo de lembrança a cada esquina. Fotos das Ilhas brotam constantemente nas redes sociais. Revistas e sites especializados direcionam suas energias para o inverno havaiano. O North Shore de Oahu vira a Copa do Mundo dos surfistas.

Nessa linha de pensamento, tive um flash de uma noite no Havaí, enquanto cobria mais uma temporada pra revista HARDCORE. Estávamos “tirando dedos” para ver quem seria o cozinheiro da noite, quando o mestre em análise de surf-competição, Julio Adler, comentou do sofá da sala sobre um tal documentário chamado Going Vertical.

Nem preciso dizer que depois do clássico macarrão com frango, a equipe toda já estava com a cara colada na tevê. Este documentário fala sobre a revolução das shortboards (pranchas que usamos atualmente), em 1967. No centro do debate, os shapers Bob McTavish e Dick Brewer. O enredo gira em torno da dupla: qual deles foi responsável por transformar o esporte no mundo?

Um duelo entre Austrália e Havaí, com cenas antológicas e entrevistados memoráveis. Logo de cara, ondas gigantes em Sunset Beach explodem na tela durante o clássico Duke Kahanamoku Invitational Surfing Championship. Filme que recomendo, pelos dois lados de uma história fascinante, como Julio bem disse naquela noite.

Assista abaixo ao trailer oficial do filme Going Vertical.

Eduardo Stryjer é surfista dos bons e editor do site da revista Hardcore