Devido a problemas de segurança causado por embarcações piratas no oceano Índico, a International Sailing Federation (ISAF), organizadora da corrida, teve que mudar o caminho e redesenhar as rotas do segundo e terceiro percurso do desafio.
No percurso inicial, os barcos deveriam navegar no oceano Ìndico em um corredor no leste da África, partindo da Cidade do Cabo rumo a Abu Dhabi. Depois, novamente para completar o terceiro percurso, de Abu Dhabi até Sanya, na China. Com as novas rotas, agora as embarcações partirão da Cidade do Cabo com destino a um “porto seguro” secreto, e de lá serão transportados para perto de Abu Dhabi e, em seguida, concluirão o restante da corrida até a cidade. O processo será revertido para o terceiro percurso da corrida com destino a Sanya, cujo porto será o quarto de um total de dez portos até o final da corrida em julho de 2012.
No primeiro dia de competição, dois barcos desistiram: o Team Sanya bateu durante a navegação e furou o casco. Já o Abu Dhabi, Campeão da In-Port Race, teve seu mastro quebrado. Segundo o site AFP, um terceiro barco corre o risco de abandonar a prova. O The Puma, embarcação norte-americana que liderou grande parte da primeira fase, teve problemas com o mastro (quebrou em três lugares) depois de reabastecer. Ele precisa chegar à Cidade do Cabo até o dia 10 de dezembro ou irá perder as chances de completar a VOR.
Acesse o site oficial da Volvo Ocean Race para acompanhar novidades, fotos e vídeos.
BONS VENTOS: Embarcações no primeiro trecho da Ocean Volvo Race
Sete barcos classe 70 partiram de Alicante, na Espanha, no dia 29 de outubro para disputar a Volvo Ocean Race 2011-2012 (saiba mais na Go Outside de novembro). A prova mal começou e já deu muito que falar. Uma das regatas mais luxuosas do mundo – cada barco requer um investimento que varia de 20 a 50 milhões de euros –, a VOR dura nove meses, passa por dez portos de todos os continentes e percorre 39 mil milhas náuticas (exatos 72.228 quilômetros), em pernas que costumam levar 20 dias.
FORA: Devido a problemas com o barco, duas embarcações não estão mais na VOC