Para inspirar esses fabricantes, o Oregon Manifest premia o vencedor – que é escolhido através de um júri composto por jornalistas, bikers e designers especialistas – com US$ 3 mil, o segundo lugar com US$ 1,2 mil e o terceiro com US$ 800. O vídeo a seguir mostra os destaques da edição 2011, que teve 35 inscritos. É curioso ver como cada projetista tem uma interpretação completamente diferente sobre o uso da bicicleta.
E o Oregon Manifest não fica só na sala de exposição: é feito um pedal coletivo entre os participantes para mostrar que a ideia não é somente boa no papel ou no pedestal.
O vencedor da última edição foi Tony Pereira, da Pereira Cycles
O VENCEDOR: Tony Pereira e a bike premiada (FOTO: oregonmanifest.com)
É inevitável: quem utiliza a bicicleta diariamente está sempre pensando em como deixá-la cada vez mais adaptada ao próprio estilo e, principalmente, ao propósito de uso. O problema é que, enquanto as grandes marcas direcionam suas pesquisas para desenvolver modelos voltados à performance, as bicicletas utilitárias ficam em segundo plano. É para recuperar esse tempo perdido que existe o Oregon Manifest, um evento competitivo que atrai construtores de diversas partes dos Estados Unidos.