Pela primeira vez na história, uma mulher irá disputar junto com os homens a Tríplice Coroa Havaiana de Surf. Depois do anúncio do cancelamento das etapas da Tríplica Coroa feminina, a organização decidiu conceder seu último wildcard à campeã mundial de 2011, a havaiana Carissa Moore.
Aos 18 anos de idade, Carissa ganhou o título de 2011 de maneira arrasadora, fazendo seis finais em sete etapas e vencendo três delas. Uma das razões para receber o convite foi também um tabu quebrado por Carissa: fazia 30 anos que uma mulher nascida no Havaí não terminava o ano no topo do ranking – a última tinha sido Margo Oberg, numa época em que a Tríplice Coroa feminina ainda estava longe de existir.
O Vans Triple Crown of Surfing começou no dia 12 de novembro, com a abertura do período de espera do Reef Hawaiian Pro nas direitas de Haleiwa.
Apesar de ser uma das mais jovens entre todos os atletas, Carissa compete provas no Havaí desde os 12 anos e já venceu tanto em Haleiwa quanto em Sunset. Além de ser a campeã mundial mais jovem da história do ASP Women’s Tour, ela esteve em todas as seis finais da temporada. E ainda recolocou o Havaí no topo do ranking mundial feminino depois de 30 anos da conquista de Margo Oberg, em 1981.
"A oportunidade de surfar com os melhores do mundo é realmente importante. É assim que nosso esporte evolui. Estou empolgada e animada para surfar em casa”, disse Carissa.
Saiba mais no site da revista Hardcore.
TÁ EM CASA: Carissa Moore atual campeã mundial do surf feminino