Cory Richards: aventureiro do ano


MERECIDO: Cory Richards é o "aventureiro do ano"

Escalar uma montanha de 8 mil metros já não é fácil. Fazer isso no inverno, com temperaturas abaixo dos 20ºC negativos e furiosas tempestades de neve, é quase impensável. Por esta e outras razões a National Geographic selecionou o escalador, fotógrafo e cineasta norte-americano Cory Richards como um de seus Aventureiros do Ano.

No site da National, você conhece todos os homens e mulheres que ganharam destaque no mundo da aventura este ano. Além disso, até o dia 18 de janeiro, é possível votar no seu aventureiro preferido. O mais popular receberá o People’s Choice Adventurer of the Year. Entre os selecionados, estão a surfista Carissa Moore e o expedicionário Jon Turk.

Cory foi o primeiro norte-americano a subir a montanha Gasherbrum II (8.035 metros), no Paquistão, durante a estação mais fria do ano. Ao lado de outros dois grandes montanhistas — o italiano Simone Moro e Denis Urubko, do Casaquistão –, Cory participou da primeira expedição bem-sucedida ao cume dessa montanha no inverno. Antes deles, houve 17 tentativas de conquistar o pico.

A expedição se transformou em um documentário de sucesso, intitulado Cold. Filmado pelo próprio Cory, a produção é um retrato pessoal e franco dos riscos e desafios da escalada em altitude em plena temporada fria. Uma loucura aparentemente insana, e um feito extraordinário para o montanhismo, levada às últimas consequências pelo trio de alpinistas. O documentário foi apresentado em setembro no Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit, organizado pela editora Rocky Mountain, que edita a Go Outside.

Confira a seguir o trailer do vídeo Cold.