Que tal correr descalço?


SAUDÁVEL: Por que não experimentar a chamada corrida natural?

Até pouco tempo atrás para correr bastava um par de tênis, porque qualquer lugar era lugar para suar, fortalecer e ganhar mais fôlego.

O que ninguém imaginava é que hoje para correr só basta ter vontade — porque até descalço é saudável. Isso mesmo: a corrida natural, na sola dos pés, é excelente para a educação e a eficiência do padrão desse movimento, fortalecendo uma musculatura muito importante para a propulsão da passada.

Tem coisa mais gostosa do que correr descalço na praia? Pois agora, além de ser bom, os especialistas aprovam.

Sendo assim, para evitar que nossos pés voltem à "pré-história", quando começamos a levar o corpo para correr no asfalto, na terra ou em qualquer tipo de terreno mais agressivo que a areia, surgiram os calçados minimalistas. Tratam-se de tênis ou sapatilhas de perfis muito baixos, isto é, seus solados são bem finos e, portanto, permitem a flexão plantar sem nenhuma resistência.

A sensação quando corro com meu Nike FREE é de pura liberdade! Parece que meus pés estão pelados, só que, no entanto, estão vestidos e bem protegidos do chão. E exatamente por isso é que a proposta desse tipo de tênis deu tão certo, e a maioria das marcas esportivas estão com um modelo no mercado.

A melhor parte é que isso facilita usarmos a parte frontal dos pés como apoio principal para a propulsão de nossas passadas. Em outras palavras, isso nos permite correr com maior leveza e velocidade.

Lógico que para a leveza de sua corrida é importante lembrar de projetar seu tronco à frente, elevar seus calcanhares para cima na recuperação de suas passadas, estender a perna de apoio completamente antes de iniciar o próximo passo e trabalhar os braços sem tencionar os ombros. Esse é um padrão motor que diminui o impacto nas articulações por solicitar maior envolvimento dos grupos musculares.

Cristina Carvalho é atleta e co-fundadora da assessoria esportiva Projeto Mulher (www.projetomulher.com.br) e do Núcleo Aventura (www.nucleoaventura.com.br)