A mudança que vem em rodinhas


SKATE PARA A VIDA: A garotada do Skateistan em treino coletivo

O filme Skateistan foi exibido durante o Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit, organizado em São Paulo pela editora Rocky Mountain, que publica a Go Outside. Este curta-metragem de dez minutos mostra como o skate tem mudado – para melhor – a vida de crianças e adolescentes do Afeganistão. Desde 2006, quando o projeto que leva o nome do documentário chegou àquele país, meninos e meninas trocaram os conflitos religiosos por shapes, rolamentos e kickflips.

O objetivo do Skateistan (cujo nome significa "terra do skate" nas línguas afegãs) é fazer do skate uma ferramenta não só de integração como de transformação social para alunos de 5 a 19 anos pertecentes a comunidades marginalizadas.

O site ofical da ONG publica diariamente fotos, vídeos e novas informações sobre tudo o que acontece no projeto. Todo mês, eles divulgam clipes sobre os momentos mais marcantes no país e na organização. Os clipes levam o nome de Yaq Daqas, que significa "1 minuto", em dari. Este mês a personagem principal do vídeo é Fazila, de 12 anos, uma das alunas do projeto e destaque da reportagem sobre a ONG publicada na revista Go Outside de novembro.

Assista também outros vídeos sobre o projeto Skateistan