Relembrando um mito


EM CASA: Jerzy, durante a década de 1980

No último dia 24 de outubro fez 22 anos da morte do montanhista Jerzy Kukuczka. Este polonês de Katowice fez coisas incríveis. Em 17 de setembro de 1987, ele se tornou a segunda pessoa a escalar as 14 montanhas do mundo com mais de 8 mil metros. Antes dele, só o italiano Reinhold Messner tinha escalado os mesmos picos, concluindo o mesmo feito um ano antes de Jerzy.

Até 2009, 18 montanhistas já compunham a lista dos que escalaram os 14 picos acima dos 8 mil metros. No entanto, até hoje nenhum deles completou a façanha mais rápido do que Jerzy, que demorou apenas oito anos, abrindo dez novas rotas. Pela primeira vez na história, ele ainda escalou quatro dessas montanhas no inverno: Dhaulagiri, Cho Oyu, Kanchenjunga, Annapurna I.

Em 1986, Jerzy abriu uma via inédita no K2, em estilo alpino, uma escalada que o próprio Messner chamou de “suicida” para classificar a dificuldade do que isso representava. Por escaladas inacreditáveis como esta, ele é tido por alguns como o melhor montanhista de todos os tempos.

Jerzy morreu em outubro de 1989, no Nepal, durante uma tentativa de escalar a face sul do Lhotse, quando estava a de cerca de 8.200 metros de altitude. Segundo Ryszard Pawlowski, seu parceiro de escalada naquele dia trágico, eles utilizavam uma corda de segunda mão que adquiriram num mercado em Katmandu.