Brasil Ride 2011


(FOTO: Alexandre Cappi)

Hoje (28 de outubro) os competidores da Brasil Ride encaram um trajeto de 128 quilômetros entre Rio das Contas e Mucugê, na Chapada Diamantina. É nesta região da Bahia que, desde o dia 23 de outubro, vem acontecendo a segunda edição da maior prova de mountain bike do Brasil. Nesta sexta-feira, o percurso relativamente plano até o quilômetro 80 exigirá uma escalada de 550 metros de desnível nos últimos 20 quilômetros. Esta é a sexta — e penúltima — etapa da prova, realizada em dupla, em diversas categorias.

Na open, a dupla tcheca formada por Kristian Hynek e Robert Novotny manteve a liderança geral ao final da quinta etapa, depois de inclusive vencer esse estágio ontem. Atrás deles na classificação geral estão o português Luis Pinto e o espanhol Alejandro Lopes, dupla que finalizou a quinta etapa em terceiro. A equipe brasileira formada pelos bikers Raphael Mendes e Josemberg Pinho segue na quarta colocação.

Além dos trajetos técnicos e dos desníveis presentes em quase todas as etapas da Brasil Ride, o calor é outra dificuldade a ser superada. Em quase todos os dias, a temperatura chegou à casa do 40ºC. As brasileiras Adriana Nascimento e Sabrina Koester Gobbo souberam até agora superar mais esse desafio e se mantêm na liderança entre as duplas femininas.

“Como já estávamos na frente desde o começo da semana, tiramos um pouco o pé na quarta etapa, pois sabíamos que a quinta nos tomaria muito”, disse Sabrina. Ao final do quinto estágio, Sabrina e Adriana já abriam quase 2 horas de vantagem para as segundas colocadas.

Na categoria mista, o brasileiro Mateus Ferraz Gil e a alemã Ivone Kraft agora também se preocupam apenas em administrar a vantagem de 1 hora que conseguiram abrir em relação aos segundos colocados. “Vou lutar até sangrar, que muito vencer essa prova”, disse o brasileiro.

Amanhã (sábado, 29 de outubro) o estágio derradeiro tem largada e chegada programada para Mucugê. Um trajeto relativamente plano, com pouca exigência técnica, mas que demandará todo o fôlego dos competidores por conta da longa distância: 107,8 quilômetros.


(FOTO: Fabio Piva)


(FOTO: Fabio Piva)


(FOTO: Ivan Padovani)