Volta ao mundo a pé


PÉ NA ESTRADA: Jean e sua bagagem

Foram 75.500 quilômetros e 53 pares de sapato para que a jornada de 11 anos do canadense Jean Béliveau chegasse ao fim. Depois de dar a volta ao mundo andando, ele finalmente voltou para casa em Montreal, no Canadá.

O World Wide Walk começou em agosto de 2000, como uma tentativa não só conhecer o mundo, mas também de promover a paz e lutar por um mundo melhor para as crianças.

A viagem começou no Canadá. De lá, Jean desceu para a América do Sul, onde, em seguida, "pulou" para a África e voltou a caminhar para o norte, até a Europa. Atravessou a Ásia até o Japão, depois para a Austrália e Nova Zelândia e, finalmente, voltou para o Canadá.

Durante o trajeto, Jean empurrou por mais de 60 países um carrinho de três rodas que carregava todo seu equipamento. Ele se hospedava com frequência na casa das pessoas que conhecia ao longo do caminho. Segundo o site The Adventure Blog, Jean afirmou que uma das partes mais gratificantes da viagem foi experimentar diferentes culturas durante mais de uma década de aventura.

Foram muitos anos pela estrada. Por isso, ele só conheceu sua neta de 5 anos pela primeira vez em sua chegada de volta a Montreal, onde também foi recebido por sua esposa.

A jornada começou a partir do que ele descreve como uma crise de meia idade. Mas agora Jean afirma que está pronto para ficar em casa, de onde ele pretende escrever sobre sua viagem.