Depois da dengue

SAIBA MAIS: Acesse o Portal da Saúde e aprenda como prevenir o mosquito

Sabe quando você pensa que nunca mais vai conseguir treinar e ficar forte na vida? Pois é… foi isso que me afastou tanto tempo desta minha coluna no site da Go Outside. Há menos de dois meses, um tal mosquito me picou sei lá onde e, após algumas horas, estava abduzida da minha vida.

O ciclo da dengue dura de 7 a 10 dias. No entanto, estou numa luta diária até hoje. Cada dia dou uma passada mais forte, mas fui obrigada a recomeçar tudo de novo como se nunca houvesse treinado na minha vida. As dores musculares e articulares me deram uma sensação de “fim de carreira”. Porém meus amigos médicos e fisioterapeutas me deram subsídios para entender que se trata de uma infecção viral sistêmica e que, portanto, a artralgia ( dor articular) e mialgia (dor muscular) são previstas e podem de fato persistir durante bastante tempo.

Onde o mosquito me picou é uma curiosidade. Ouvi dizer que o Itaim, endereço de meu escritório, estácom bastante incidência. Fala sério…

De qualquer maneira escrevo hoje porque estou cada dia mais forte e, apesar da idade, da doença e do tempo que esta jornada rendeu a meu organismo, eu recomeçaria todos os dias se necessário, porque a sensação de vento, dor, suor, terra, água e outras infinitas que só o esporte nos oferece é o verdadeiro sentido de tudo isso.

Quando você ficar na dúvida se é capaz de resgatar um condicionamento que perdeu por qualquer eventualidade, ou até mesmo por descaso, saiba que nosso corpo é capaz de realizar qualquer sonho. Um corpo saudavel precisa de suor, movimento, alongamento e muita energia para ser mais feliz e ativo de verdade.

Dá tempo de recomeçar ou começar sempre: experimente!

Cristina Carvalho é atleta e co-fundadora da assessoria esportiva Projeto Mulher (www.projetomulher.com.br) e do Núcleo Aventura (www.nucleoaventura.com.br)







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo