Guia de Equipamentos Go Outside 2011



BEM-VINDO AO GUIA DE EQUIPAMENTOS GO OUTSIDE 2011

A sexta edição do Guia de Equipamentos reflete o amadurecimento e o trabalho cada vez mais rigoroso realizado pela equipe da revista Go Outside, que desde 2006 colabora para o fortalecimento do mercado nacional de esportes outdoor e com o desenvolvimento dos produtos de aventura – e, consequentemente, com a própria aventura em si.

Este ano, mantivemos algumas mudanças implementadas desde 2009. Cada categoria testada continua sendo avaliada por três atletas com larga experiência em suas modalidades. Para cada produto que eles colocaram à prova durante meses, tiveram de responder a um minucioso questionário sobre 15 características, entre elas “resistência”, “detalhe”, “acabamento” e “conjunto”. A partir dessas respostas, tiramos algumas médias e as traduzimos para você, leitor, nas notas que acompanham cada produto (desempenho”, “conforto” e “material”). Essas notas também determinaram os equipamentos campeões deste ano.

Uma novidade interessante na edição de 2011: nas categorias testadas, só constam produtos efetivamente avaliados por nossos testadores. Ou seja, nessas seções, não abrimos mais exceções para equipamentos não-testados, como costumávamos fazer até 2010. Acreditamos que esse método seja mais justo com as marcas que investem e “colocam a cara para bater”, nos enviando três itens de cada modelo para teste.

Todas as marcas de equipamentos de aventura presentes no Brasil e representantes de marcas estrangeiras foram contatados para que enviassem suas sugestões de produtos para o Guia. Entre os testados, cada marca pode participar com um produto por categoria, cabendo a ela decidir qual o equipamento mais adequado para avaliação. Em outras categorias, como pranchas de surf e de SUP, câmeras fotográficas e nutrição, contamos com a ajuda de experientes consultores para elaborar a lista final de produtos que estariam em nossas páginas.

Por mais um ano, as câmeras digitais foram resenhadas por Ignacio Aronovich, um dos melhores fotógrafos de esporte de ação e de estilo do Brasil. Nas categorias que englobam equipamentos de surf, kite e wind, também contamos, mais uma vez, com a consultoria técnica de especialistas que dominam o assunto, entre eles Eduardo Stryjer (surf), Plínio Lavezzo (kite e windsurf) e Alessandro “Amendoim” Matero (stand-up paddle).

Este ano o Guia também traz estréias consideráveis, que acompanham tendências e o crescimento de estilos e modalidades esportivas. Criamos uma seção exclusiva para “tênis minimalistas de corrida” – todos devidamente testados – e “jaquetas com enchimento”. Além disso, a parte dedicada a stand-up paddle ganhou mais páginas: desta vez, reunimos 26 pranchas para travessia, surf e híbridas. Além disso, a seção “nutrição” também está maior e contou com a valiosa colaboração das nutricionistas Amanda Miranda, Beatriz Vilela, Heloísa Guarita e Paula Crook.

Nos últimos meses, centenas de produtos passaram por nossas mãos e pelo crivo de alguns dos mais destacados nomes dos esportes de aventura do país. E, como nosso compromisso é com o leitor, buscamos transformar todo esse trabalho de teste e avaliação em informações úteis, que farão toda a diferença na hora de você adquirir o equipamento que irá acompanhá-lo em trilhas, corredeiras, montanhas e explorações mundo afora. No ano que vem tem mais!

COMO FUNCIONA O GUIA
Catorze das 37 categorias foram testadas. Os testadores tiveram dois meses para usar os produtos e, a partir de uma análise comparativa, preencheram um minucioso relatório dando notas de 1 a 10 em diferentes quesitos. As notas publicadas são médias das notas dadas pelos três testadores. Os comentários dos textos que acompanham cada produto foram tirados dos relatórios entregues pelos testadores e das fichas técnicas fornecidas pelas marcas.


Três equipamentos do ano: bota de trekking, headlamp e mochila de hidratação
(FOTOS: Luiz Fernando Queiroz)


EQUIPAMENTO DO ANO
Todas as categorias testadas elegeram o Equipamento do Ano. Somente equipamentos testados concorrem a esse prêmio, cujos vencedores são os produtos que receberam as melhores notas finais.

LÁ FORA
São os equipamentos que ganharam o prêmio máximo do Guia de Equipamentos 2011 da Outside norte-americana. Nessas seções, os preços são informados em dólar. Muitos deles não estão disponíveis no Brasil, mas podem ser comprados pela internet.

CUSTO-BENEFÍCIO
Os equipamentos que receberam este selo foram escolhidos com base na relação entre o preço e as notas dadas pelos testadores e consultores para o quesito qualidade/funcionalidade.

ESSENCIAIS
Essas páginas reúnem uma seleção de equipamentos que não fazem parte das principais categorias do Guia de Equipamentos, mas que são importantes para cada modalidade que faz parte do universo da revista: corrida, surf, trekking, escalada e canoagem, entre outros.

PREÇOS E PESOS
Os preços publicados são informados pelas próprias marcas, representantes e também pesquisados nas lojas e, por isso, algumas vezes são aproximados. Os pesos também podem variar de acordo com o tamanho e a configuração final do equipamento.

OBSERVAÇÃO
Como acontece desde 2009, a seção de bicicletas e artigos relativos à área (capacete, sapatilhas etc.) ganhou uma edição à parte, o Guia de Bikes, que é publicado no começo de cada ano.

Coordenação: Andrea Estevam
Edição: Erika Sallum e Denise Mota
Produção: Sabrina Koester e Camila Junqueira
Textos: Camila Junqueira, Fernanda Franco, Ignacio Aronovich, Maria Clara Vergueiro, Mario Mele, Patrícia Diguê e Plínio Lavezzo
Fotos Equipamento do Ano: Luiz Fernando Quieroz
Fotos Essenciais: Charles Naseh
Fotos still: Daumer de Giuli