Homem caiu após subir na grade de proteção da cratera do vulcão Kilauea

Por Redação

Um turista do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí caiu na semana passada cerca de 20 metros na cratera do vulcão Kilauea, dos mais ativos do planeta. A boa notícia é que ele sobreviveu para contar a história.

De acordo com um comunicado divulgado pelo National Park Service, no dia 1 de maio, por volta das 18h30, o homem – identificado apenas como um soldado de 32 anos – tropeçou e perdeu o equilíbrio depois de subir em uma grade permanente de metal instalada para segurança.

O homem foi resgatado duas horas e meia depois, às 21h. Ele foi encontrado por socorristas vivo, mas gravemente ferido. Segundo relatos, o paciente está em uma condição estável.

“Os visitantes nunca devem cruzar barreiras de segurança, especialmente em torno de bordas de penhascos perigosos e instáveis”, disse o chefe dos guardas florestais, John Broward. “Atravessar barreiras de segurança e entrar em áreas fechadas pode resultar em ferimentos graves e morte.”

Várias pessoas morreram tentando tais proezas. A mais recente fatalidade neste parque em particular ocorrendo em outubro de 2017.

O Kilauea é o mais ativo dos cinco vulcões do Havaí e um dos mais ativos dos EUA. O US Geological Survey classificou-o como um dos 18 vulcões de “ameaça muito alta” do país em 2018.

O vulcão havaiano está em erupção desde o início dos anos 80. Ele entrou em erupção por três meses consecutivos no ano passado, lançando cinzas a cerca de 9 mil metros de altura. Além disso, destruiu o maior lago natural de água doce do Havaí e mais de 700 residências.