Como atleta, se você quiser melhorar alguma coisa no treinamento – seu tempo de 100 metros, digamos, ou o seu levantamento de peso – você precisa aplicar um desafio, algum tipo de “estressor”, e depois segui-lo com um período de descanso e recuperação. Muito estresse sem descanso suficiente e você tem ferimentos, doenças e esgotamento. Não há estresse suficiente além de muito descanso e você tem complacência, tédio e estagnação.

Estresse + Repouso = Crescimento. É tão simples e tão difícil quanto isso.

Há alguns anos, quando o Peak Performance foi publicado, nenhum tema do livro atraiu tanta atenção quanto essa equação. E por um bom motivo. O Colégio Americano de Medicina Esportiva, o principal órgão do país na aplicação da ciência da aptidão, endossou o treinamento dessa maneira para aumentar o tamanho e a força. Enquanto isso, um estudo publicado na revista Frontiers in Physiology descobriu que os melhores atletas de resistência do mundo têm uma coisa em comum: eles oscilam entre períodos de estresse e descanso.

Leia mais

+ Estudo mostra que musculação alivia a ansiedade e a depressão
+ 7 alimentos para turbinar sua performance no esporte
+ O que é fadiga mental e como ela prejudica o seu físico

E, no entanto, quanto mais feedback recebo dos leitores, mais vejo como essa equação pode ser aplicada de forma benéfica não apenas à boa forma, mas a todas as áreas da vida. Abaixo estão alguns dos exemplos mais comuns, juntamente com alguns conselhos práticos sobre como fazer o que eu venho chamar de “equação de crescimento” trabalhar para você.

Cresça sua carreira

Quando estou treinando clientes não-atletas que estão se esforçando para se destacar profissionalmente, começo perguntando onde eles querem estar em suas carreiras e o que estão fazendo para chegar lá. Na minha experiência, as pessoas no local de trabalho – inclusive eu – tendem a cair em uma das duas armadilhas: ou ficar preso em uma rotina em que estão apenas passando pelos movimentos ou assumindo tanto trabalho árduo ao mesmo tempo que ficam completamente sobrecarregados. Nenhum deles é propício para a progressão a longo prazo.

Encorajo meus clientes a desafiarem sistematicamente – a se estressarem na direção em que querem crescer. E então peço a eles que sigam esses desafios com descanso e reflexão. O que foi bem? O que não foi bem? O que eu poderia fazer diferente da próxima vez?

A progressão na carreira é geralmente mais complexa do que passar de uma milha de 6 minutos a uma milha de 5,55. É mais difícil determinar a quantidade certa de “estresse”. Em uma escala de um a dez – sendo um deles “eu poderia fazer isso durante o sono” e dez sendo “isso está me dando ataques de pânico” – peço aos meus clientes assumir projetos que eles classificariam como sete; tarefas que eles acham que acertariam em sete ou oito em 10 vezes, mas não todas as vezes. Esses são desafios justificáveis.

Outra maneira de pensar sobre o estresse no contexto de crescimento na carreira é algo que recebi do coautor do Peak Performance, Steve Magness. Ele diz: “Pergunte a si mesmo: ‘Qual é o próximo passo lógico?’ E então faça isso. ”Por exemplo, se você está acostumado a apresentar para gerentes de nível médio, tente criar uma situação na qual você esteja diante de um vice-presidente. Se você gerencia uma equipe de cinco pessoas, converse com seu chefe sobre a tentativa de expandi-lo para sete ou oito.

Apenas certifique-se de que você não vai de desafio a desafio sem se dar um tempo para recuperar o fôlego. Assim como um músculo cresce entre os treinos desafiadores, o crescimento na carreira é mais sustentável se você respeitar a necessidade de descansar, se recuperar e refletir entre projetos desafiadores.

Aumente sua equipe e organização

O que a Kodak e a Blockbuster Video têm em comum? Eles estavam todos ocupados fazendo as mesmas coisas da mesma forma, uma e outra vez, quando o mundo ao seu redor estava mudando; eles negligenciaram “se estressar” na direção do crescimento.

O que o Google e o San Antonio Spurs têm em comum? Todos eles continuam a evoluir suas estratégias para se manterem à frente da concorrência. O Google faz isso estendendo-se a novos mercados – pense: de um mecanismo de busca na Internet a carros autônomos. Os Spurs fazem isso constantemente avaliando e ajustando seu estilo de jogo, incluindo o recrutamento no exterior de jogadores pouco conhecidos que se tornam estrelas difíceis de vigiar. Uma área de pesquisa de negócios chamada Ecologia Organizacional diz que as organizações que são voltadas para o futuro, refletem e se desafiam a crescer tendem a sobreviver e sustentar seu desempenho ao longo do tempo.

Cresça seus relacionamentos

Eu não sou de forma alguma um especialista em relacionamentos, mas algo que aparece repetidamente no meus workshops. É como a equação de crescimento tende a se aplicar aqui também. Seja amizades ou relacionamentos românticos, as pessoas do público sempre dizem isso. As obrigações fortalecem-se depois que duas pessoas experimentam um desafio juntas e depois refletem abertamente sobre isso. Um punhado de especialistas pensa o mesmo. Mas, assim como nos outros contextos, muito “stress” sem descanso suficiente e o relacionamento pode inflamar-se.

Faça a equação de crescimento trabalhar para você

  • Escolha uma área da sua vida.
  • Reflita sobre onde você está atualmente e onde você quer estar.
  • Pense se você deve estar em um estado de estresse – enfrentando desafios justos – ou em um estado de descanso, recuperação e reflexão.
  • Alinhe seu comportamento de acordo.
  • Faça o check-in a cada poucas semanas, assim como faria em qualquer outro programa de treinamento, e avalie seu progresso.