O Troll Wall da Noruega é uma das maiores rochas verticais da Europa, com cerca de 1.100 metros de altura. É um verdadeiro paraíso para escaladores, mas também para o salto de base jump.
-
Primeiro base jump no Kilimanjaro
-
O novo bungee jump na Nova Zelândia é praticamente um estilingue humano
Os atletas noruegueses de wingsuit Jokke Sommer, Espen Fadnes e Felix Lorentzen escalaram a icônica rocha e saltaram de uma altura de cerca de 1.100 metros.
O vídeo, produzido pela Red Bull, mostra uma espetacular visão vertical de cabeça para baixo do Troll Wall e toda a preparação para o feito.
Confira:
A Troll Wall é a parede de montanha vertical mais alta da Europa e incorpora a rota de escalada mais longa da Europa, onde alpinistas aventureiros passam a noite na parede da montanha. A parede faz parte da cordilheira Trolltindene em Rauma in Møre e Romsdal. A parede se estende por 1700 metros até o fundo do vale e há quedas retas de 1000 metros. A montanha chamada Trolltindeggen se estende a 50 metros da parede.
Antes de 1965, ninguém pensava que era possível escalar a parede da montanha Trollveggen, até que um grupo de alpinistas noruegueses e um grupo separado de alpinistas ingleses provaram que todos estavam errados. Demorou 14 dias para chegar ao pico usando duas rotas diferentes. Nas últimas décadas, várias outras rotas foram escaladas durante o inverno.
Em 1980, Jorma Oster, da Finlândia, saltou do Troll Wall com um paraquedas, que por sua vez atraiu a atenção de base jumpers de todo o mundo. Durante os primeiros dois anos, houve 150 saltos do Troll Wall até 1986, quando depois de vários acidentes fatais e operações de resgate perigosas, o salto de base jump na Troll Wall foi proibido como prática regular.