Quantos ovos você pode comer por semana?

ovos
Foto Shutterstock

Ovos são baratos, duram na geladeira e são um ingrediente que quebra o maior galho em dias corridos. Vira omelete, suflê, ovo cozido em uma salada… Sendo tão versáteis, surge uma dúvida: quantos ovos podemos comer por semana?

>> Siga a Go Ouside no Instagram

Felizmente, parece que uma dúzia por semana é perfeitamente normal. Ainda bem, né? Dois ovos por dia é uma quantidade saudável dentro de uma dieta balanceada.  Consumir cerca de 1 a 2 unidades por dia faz bem para a saúde em pessoas saudáveis – quem diz é a Associação Americana do Coração.

Isso porque é preciso olhar se, além dos ovos, existem outras fontes de gordura saturada. se você come os ovos mexidos com queijo, por exemplo, isso aumenta bastante seu consumo de gordura saturada e de calorias diárias (bacon então, nem se fala).

Quantos ovos posso comer: e a gema?

E se você ama gema, mas entrou na onda de fazer omelete de claras por medo, pode parar agora. A gema é super rica em nutrientes, como cálcio, fósforo, ferro, potássio, sódio, vitamina A e D, biotina, riboflavina e niacina. Além disso, ela tem uma substância chamada luteína, antioxidante que combate radicais livres.

A gema tem também omega-3 na forma de DHA, que é a mesma gordura saudável encontrada nos peixes como salmão e sardinha. O DHA é essencial para melhorar a comunicação neuronal, impedindo a formação de substâncias deletérias para o cérebro, protegendo contra doenças como Alzheimer e Parkinson.

+ Veja 16 receitas com ovos cozidos para variar a dieta

Ou seja, pode deixar a gema para garantir uma refeição rápida e rica em nutrientes.

Um ovo grande tem cerca de 80 calorias, cinco gramas de gordura e seis gramas de proteína. Então, se você já está consumindo proteína e gordura suficientes de outras refeições, comer omeletes de cinco ovos com queijo todos os dias não é uma boa ideia. Mas se você sabe que terá um dia agitado e não faz ideia de qual será sua próxima fonte sólida de proteína, rache um ovo extra na frigideira antes de botar os pés na rua.