Ranking classifica nações a partir de variáveis que permitem com que as pessoas sejam mais felizes

Por Redação

O dia 20 de março é a data que as Nações Unidas declararam ser o Dia Internacional da Felicidade. E hoje foi lançado o World Happiness Report 2019, o ranking que classifica os países em seis variáveis essenciais para ser feliz e ter bem estar: renda, liberdade, confiança, expectativa de vida saudável, apoio social e generosidade.

E pelo segundo ano consecutivo, o país mais feliz do mundo é… Finlândia!

Dois outros países nórdicos ficaram em segundo e terceiro lugar, Dinamarca e Noruega, respectivamente. Por outro lado, o Sudão do Sul foi o menos feliz na lista de 156 países.

“Os 10 principais países tendem a ter uma alta classificação em todas as seis variáveis, assim como medidas emocionais de bem-estar”, diz o coeditor do relatório, John Helliwell, professor emérito de economia da Universidade da Columbia Britânica, a CNN.

O professor também conta que os imigrantes da Finlândia, por exemplo, também eram os imigrantes mais felizes do mundo. “Não é sobre o DNA finlandês. É a maneira como a vida é vivida nesses países.”

Confira o Top 10:

Finlândia
Nota geral: 7,769

Dinamarca
Nota geral: 7,600

Noruega
Nota geral: 7,554

Islândia
Nota geral: 7,494

Holanda
Nota geral: 7,488

Suíça
Nota geral: 7,480

Suécia
Nota geral: 7,343

Nova Zelândia
Nota geral: 7,307

Canadá
Nota geral: 7,278

10º Áustria
Nota geral: 7,246

Os mais felizes da América Latina

A Costa Rica é o país da América Latina que obteve a melhor pontuação no nível de felicidade mundial, sua população está no 12º lugar. O México aparece um pouco mais embaixo, em 23º, e o Chile em 26º. O Brasil aparece em 32º e está melhor posicionado que o Uruguai (33º) e a Colômbia (43º).