O circo viajante

Praia paradisíaca em San Blas, no Panamá (Todas as fotos: Circo do Macaco por Latino America)

Em março de 2015, a paulistana Teresa Harari, 23, e seu namorado, Roberto Borovik (conhecido como Boro), 38, saíram de Alter do Chão, no Pará, para fazer uma viagem que ainda não terminou. “O objetivo inicial era subir o Monte Roraima (RO), o resto decidiríamos no caminho. Não sabemos ao certo nem para onde vamos nem quanto tempo viajaremos. Às vezes fazemos planos, mas as chances de eles mudarem são gigantes”, diz Teresa. Até agora, além do Monte Roraima, eles já visitaram outros lugares no Brasil, México, Costa Rica, Venezuela, Colômbia, Honduras, Nicarágua, Guatemala e Panamá. A viagem, a bordo de um Cross Lander CL-244 customizado (“Nosso jipe-casa”), foi batizada de Circo do Macaco por Latino America.

Recém-formada na faculdade, Teresa não tinha certeza de que caminho seguir e convenceu o namorado a explorar a América Latina com ela. “A viagem tem sido um grande aprendizado. Estudei economia, e agora estou vendo na prática como as coisas funcionam em lugares diferentes, modos alternativos de vida.”

Durante um ano, ela trabalhou como garçonete em um restaurante em São Paulo para juntar dinheiro para a expedição. Boro tem um espaço cultural em Alter do Chão que também rende uma graninha extra, e o casal suplementa a renda com apresentações circenses e musicais pelo caminho. “Mas a grande parada é que a gente gasta muito pouco, então não precisa de muita grana mesmo. Gastamos menos viajando do que morando em São Paulo”, garante.

Veja em nossa galeria algumas fotos dos lugares incríveis que Teresa, Boro e Coni, a cachorra companheira do casal, já conheceram.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo