Monstro no topo

Em escalada histórica, Alex Honnold desafia a morte mais uma vez e sobe o El Capitan em free solo

HABITAT NATURAL: Alex Honnold escalando em free solo no Yosemite, há dois anos (Foto: Divulgação The North Face)

No último sábado, o californiano Alex Honnold, 31, se tornou a primeira pessoa do mundo a escalar o El Capitan em estilo free solo (sem nenhum equipamento de proteção). Com 910 metros de altura, o monolito de granito do Parque Nacional do Yosemite, na Califórnia, é um dos mais famosos destinos de escalada do mundo, e dispõe de centenas de vias de ascensão abertas em diferentes pontos da rocha.

A formação conhecida como El Capitan, no Parque Nacional do Yosemite, nos EUA, palco para a escalada de Alex Honnold (Foto: Reprodução Gripped Magazine)

Alex escalou sozinho, usando apenas suas sapatilhas e um saco de magnésio como equipamentos. Ele começou a jornada às 5h32, e levou 3h56min para chegar ao topo da via Freerider (9b na graduação brasileira, 5.13a na norte-americana, 7c+ na francesa). Ele já tinha feito algumas ascensões (com auxílio de cordas) e rapéis da via para se certificar de que seria possível escalá-la com “segurança”, além de ter praticado outras ascensões em free solo pelo mundo como prática para o grande momento. Alex inicialmente planejara a tentativa para novembro do ano passado, mas o mau tempo fez com que o projeto fosse adiado.

O atleta comemorou o feito em seu Twitter: “Estou em êxtase por ter realizado um sonho”, disse. O episódio histórico foi amplamente comemorado pela comunidade escaladora. Tommy Caldwell disse que a escalada é “o equivalente ao pouso na Lua” para o esporte.

 

 

SHARE