Mistura fina

O capixaba Caio Afeto mescla high line e base jump no primeiro salto de baseline feito em solo nacional

Salto à 85 metros de altura sobre o rio São Francisco (Foto: Ramon Ribeiro)

No mês passado, o escalador e base jumper Caio Afeto realizou o primeiro salto de baseline do Brasil. A modalidade combina o basejump e o highline, em um ato inovador para os esportes radicais em território nacional. A façanha aconteceu sob a ponte Dom Pedro II, que liga a cidade de Paulo Afonso, na Bahia, ao estado de Alagoas.

O primeiro salto de baseline conhecido foi realizado por Dean Potter em 2008, um episódio que serviu de inspiração para Caio. O fato até hoje só foi repetido por Andy Lewis e pelo grupo francês Flying Frenchies. Após 2 anos se dedicando ao paraquedismo e ao base jump, Caio conseguiu realizar o sonho de caminhar pelo high line e saltar.

Mesmo sem o “auxílio” do paraquedas, Caio está acostumado a andar na fita sem proteção: atualmente, ele já possui 10 highlines free solo na carreira. No momento, o atleta divide seu tempo entre a escalada e o paraquedismo, esportes nos quais já acumula saltos e subidas por montanhas na África do Sul e Estados Unidos, além de diversos picos no Brasil.

Confira o vídeo do primeiro salto de baseline no Brasil:

 

 

COMPARTILHAR