Minha primeira onda

A atriz Carla Elgert, que vai estrelar uma série sobre sua iniciação no surf, revela cinco dicas para você começar bem nesse esporte

EVOLUÇÃO: "Cada dia me conheço mais com o surf", diz Carla

No dia 26 de outubro (quinta-feira), às 21 horas, estreia no Canal OFF a série Minha Primeira Onda. Dividido em cinco episódios, o programa relata a saga da atriz gaúcha Carla Elgert para aprender a surfar. “Agora eu entendo a fissura das pessoas por esse esporte”, diz ela, se referindo a algo que ela aprendeu logo de cara.

Apesar de nunca ter surfado antes, Carla sempre admirou o esporte, e viu uma maneira de se superar e evoluir estando em contato absoluto com a natureza, algo que sempre foi primordial em sua vida.

“Sou apaixonada por esportes, mas é a primeira vez que pratico um mesmo esporte por tantos dias seguidos. O surf exige muita resistência. No começo, achei que seria mais fácil do que foi, pois tive uma sorte de principiante. Mas depois comecei a entender as adversidades do mar. Foi bem cansativo, mas revigorante – me fez sentir viva, pulsante e com muita, mas muita vontade de aprender e evoluir no surf. Fiz amigos que levarei para vida e valorizei ainda mais a mãe natureza”, contou.

A seguir, ela fala um pouco mais sobre o seu aprendizado e os desafios, além de dar conselhos às mulheres e homens que também querem descer sua primeira onda. Mais abaixo, assista a um teaser exclusivo da série.

O mar é quem manda
“No surf, quem dita as regras é o mar. Já tomei vários sustos por não entender o seu movimento. Acho bem legal olhar os apps de previsão das ondas e saber direitinho onde cair para não ter surpresas na hora da prática.”

Escolha da prancha 
“Seu aprendizado poderá ser prejudicado se você não estiver com a prancha mais adequada para o seu peso, sua altura e seu nível de surf. Eu comecei com uma funboard tamanho 7’0’’. Até dei nome a ela: Alface. A Alface é muito estável, e me ajudou muito no começo.”

“Caia” com alguém
“Ter alguém mais experiente com você no mar, além de te dar mais segurança, ajuda muito na hora de ler as ondas e saber qual é boa para você pegar, uma que não vai fechar, por exemplo. E poder trocar ideia com os amigos dentro do mar na hora do surf também é muito legal.”

Treino fora d’água
“Surfar não e fácil. Além de habilidade e força física, exige controle mental para se manter tranquila. Já tomei e ainda tomo muitas vacas. E pode ter certeza: quando você está embaixo d’água, cinco segundos parecem longos minutos… Por isso é muito importante ter equilíbrio emocional — para você não se desesperar. E é por isso também que praticar ioga e meditação ajuda muito.”

Paciência e determinação: surf é uma filosofia
“Atualmente, eu moro em São Paulo (capital), mas pelo menos uma vez por semana preciso ir à praia colocar a minha prancha na água. Às vezes, não pego nenhuma onda, mas só o fato de estar em contato com a natureza me faz sentir muito bem. Aconselho! Mais do que um esporte, o surf é uma bela filosofia de vida.”

VAI NESSA:
Minha Primeira Onda
Estreia: dia 26 de outubro (quinta-feira), às 21 horas
Canal OFF: http://canaloff.globo.com

COMPARTILHAR