É extremamente raro encontrar vários dentes associados do mesmo tubarão
Um raro conjunto de dentes de um gigantesco pré-histórico, o megatubarão, foi encontrado em uma praia australiana.
Enquanto passeava por Jan Philip Mullaly Juc, a 100 quilômetros de Melbourne, o professor Philip Mullaly e caçador de fósseis amador fez a descoberta. A área é conhecida por ter vestígios de organismos.
-
O Megatubarão do novo filme com Jason Statham ainda existe?
-
Bióloga é mordida por crocodilo enquanto filmava tubarões
“Eu estava caminhando ao longo da praia à procura de fósseis, e observei algo brilhante em uma rocha. Foi quando vi um quarto do dente exposto”, disse ele ao site Phys.Org. O professor ficou imediatamente animado, pois sabia que era um achado importante.
Erich Fitzgerald, curador sênior de paleontologia de vertebrados do Museums Victoria confirmou nesta semana que os dentes de sete centímetros de comprimento eram de uma espécie extinta de predador conhecida como o grande tubarão de dentes estreitos Carcharocles angustidens.
A espécie de tubarão habitou oceanos australianos há cerca de 25 milhões de anos. O megatubarão podia crescer mais de nove metros de comprimento, quase o dobro de um grande tubarão branco de hoje.
“Estes dentes são de importância internacional, pois representam apenas um dos três agrupamentos associados de Carcharocles angustidens dentes no mundo, e o primeiro conjunto a ser descoberto na Austrália”, disse Fitzgerald.
É extremamente raro encontrar vários dentes associados do mesmo tubarão. Isso ocorre porque os tubarões possuem a capacidade de regenerar os dentes. Além disso, pelo fato do esqueleto do tubarão ser feito de cartilagem, o material não se fossiliza prontamente.