Livro faz panorama inédito da escalada no Espírito Santo

É o primeiro guia de escaladas no Brasil que engloba um Estado inteiro

Complexo de Viana - ES - Foto: Naoki Arima

Por Redação

Fruto de 10 anos de dedicação, registro fotográfico e catalogação da história do Espírito Santo, sob a ótica de um esporte de aventura, nasce o livro “Escalada Capixaba: a história e o panorama da escalada no Espírito Santo” que será lançado no próximo dia 28 em Vitória-ES.

A produção é um projeto inédito, pois trata-se do 1º guia de escaladas no Brasil que engloba um Estado inteiro. Trazendo tudo sobre a história e o cenário da escalada capixaba ao longo de 70 anos. São 700 páginas ilustradas, com mais de 1.078 vias (rotas de escalada na rocha) catalogadas, número que expressa a totalidade de vias existentes no Espírito Santo desde junho de 1947 a junho de 2017. Estas vias estão distribuídas por 206 montanhas/paredes e abrangem 43 municípios capixabas.

Toda essa amplitude de possibilidades torna o ES em um destino potencialmente atrativo para a prática da escalada em rocha no Brasil. Cada município é apresentado com informações turísticas, opções de hospedagem e telefones úteis.

No livro, a descrição das vias trazem informações técnicas detalhadas, croquis, mapas de acesso, coordenadas geográficas, e ainda narrativas contadas pelos próprios conquistadores das vias, agregando uma dose de aventura e emoção à leitura – o que torna o livro interessante não apenas para escaladores, mas também para aqueles que gostam e/ou admiram atividades de aventura e esportes outdoor.

O autor é Oswaldo Baldin, capixaba e praticante de escalada em rocha há 23 anos. Suas conquistas pelas montanhas do Espírito Santo somam mais de 10 mil metros e resultaram em mais de 150 vias, tornando-o no escalador que mais abriu vias no Estado, inclusive a maior delas, com 1.150 metros na Pedra da Lajinha em Afonso Cláudio, sendo esta a quarta maior escalada do Brasil.

No dia do lançamento serão entregues os livros (e demais recompensas) àqueles que o adquiriram através do financiamento coletivo. Para quem quiser adquirir o livro no evento, ele será vendido por R$150,00.

O livro é uma realização da Planeta Vertical, com patrocínio da Lei Rubem Braga e Prefeitura de Vitória, e com o apoio da Alpen Pass, Alto Estilo, Armazém Aventura, Associação Capixaba de Escalada (ACE), Bonier Equipamentos, Buffalo Wax, Casa Marlin, Climb Clean, Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), Conquista Montanhismo, Deuter, Escola São Francisco de Assis (ESFA), JGariglio, Global, Grupo CJF de Vigilância, Grupo Destak, Limite Store, Portal Extremos e Ultra Safe. .

Serviço:

Lançamento do livro “Escalada Capixaba: a história e o panorama da escalada no Espírito Santo”

Local: Shopping Jardins (Jardim da Penha, Vitória, ES)

Horário: 19 horas

Data: 28 de fevereiro