Honnold e Caldwell fazem o “The Nose” em menos de 2 horas

Durante a semana passada, a dupla fez repetidas tentativas de subir a rota em tempo recorde

Honnold e Caldwell fizeram repetidas tentativas de subir a rota “The Nose” no El Capitan de Yosemite em menos de duas horas

Por Redação

Você piscou e os escaladores Alex Honnold e Tommy Caldwell quebram mais um recorde. Desta vez eles fizeram a rota do The Nose no El Capitan de Yosemite em em 1 hora, 58 minutos e 7 segundos.

Na semana passada a dupla fez a clássica rota em 2 horas, 10 minutos e 15 segundos, quebrando o recorde de Brad Gobright e Jim Reynolds de 2 horas, 19 minutos e 44 segundos em outubro passado.

No início da semana, Honnold e Caldwell bateram ainda o próprio reocrde em 2:01:53. “Estamos nos adaptando ao nível de esforço”, disse Honnold a Outside norte-americana. “Estamos escalando o The Nose quatro dias por semana durante três semanas.”

Quem acompanha o progresso da dupla, sabe que o feito abaixo das duas horas iria acontecer. “Cada vez estávamos melhorando um pouco. Hoje honestamente não foi perfeito, mas foi bom o suficiente, então estamos empolgados”, comentou Honnold.

De sua parte, Caldwell estava preocupado por não conseguir acompanhar Honnold. “Estou ficando meio velho”, ele disse. “Mas Alex tem um jeito de me deixar em forma.”

Honnold sente que o verdadeiro potencial humano de fazer a rota é mais próximo de 1 hora 30 minuos ou 1 hora 15 minutos, embora eles não voltem a tentar em breve. “Estamos totalmente superados. Não vamos tentar de novo”, disse o escalador.

“Nós definitivamente fizemos isso de maneira mais segura do que poderíamos ter e me senti muito razoável o tempo todo”, disse Caldwell. “Mas tem sido estressante para nossa família e amigos.”