Gigante Pela Natureza: Jordana Agapito é primeira mulher brasileira a escalar via 11a

Jordana Agapito
Jordana Agapito na via Gigante pela Natureza. Foto: Fábio Moreira

A escaladora Jordana Agapito se tornou, no último sábado (7), a primeira mulher brasileira a mandar uma via de escalada de graduação 11a, a Gigante Pela Natureza, no Morro do Macaco, em Pirenópolis (GO). A goiana de 36 anos foi responsável pela sexta ascensão da via, a primeira cadena desse grau registrada no Brasil.

+ 8 filmes de escalada para assistir no Rocky Spirit
+ Última semana para maratonar: como assistir ao Rocky Spirit online

“Eu nunca vivi nada parecido na escalada”, conta Jordana. “Foi um processo que eu escolhi de maneira consciente, eu sabia que seria um desafio muito grande. Mentalmente foi difícil, mas eu tive grandes parcerias que me ajudaram ao longo desse caminho”, completa.

A Gigante pela Natureza tem cerca de 35 metros de altura. A primeira parte consiste de uma escalada com sétimo grau, seguida de um platô e, logo depois, uma placa com inclinação de 40 graus, com dois boulders v8 e v10, finalizando com uma última costura.

Jordana descobriu a via há dois anos, depois que decidiu focar mais na escala esportiva do que no boulder, modalidade a qual ela se dedicava mais. Na época, ela havia acabado de conquistar o boulder Bonito Por Natureza, seu segundo V12 (outro título que a goiana carrega é o de primeira mulher brasileira a mandar essa graduação de boulder) – feito que acabou virando um filme e está agora disponível online e gratuito no festival Rocky Spirit.

“Depois disso, fui pro Morro do Macaco tentar achar uma via [esportiva] que eu me apaixonasse assim. Quando cheguei lá, um outro projeto que eu queria tentar estava um pouco úmido das chuvas e a via Gigante por Natureza estava seca e equipada. Então comecei a entrar na via em abril de 2023 e foi um longo processo até aqui”, lembra a escaladora.

Depois de mais essa conquista para o seu currículo, Jordana pretende descansar um pouco, mas em breve está de volta nas rochas. “Vou fazer algumas viagens, escalar por diversão, mas sem perder o ritmo, já pensando no que vem pela frente”, completa.