Não, não são efeitos especiais

Ouvimos frequentemente que as florestas são o pulmão do mundo. Mas, por mais bela que seja essa metáfora, as árvores realmente não respiram ao pé da letra – ou não?

Um novo vídeo bizarro capturou uma floresta em Quebec, no Canadá, subindo e descendo como se um monstro gigante estivesse respirando sob sua superfície coberta de musgo.

Veja o vídeo:

O vídeo intrigou muita gente, e a revista Time falou com especialistas para saber se a imagem era real.

A explicação

De acordo com Mark Sirois, da Southern Severe Weather Network, o efeito no vídeo é um fenômeno meteorológico no qual os elementos se juntaram para criar essa cena incomum.

“Quando você olha para as árvores ao fundo, fica claro que os ventos eram muito fortes”, observa Sirois. “O chão da floresta parece ser coberto de musgo, o que deixa muito do sistema radicular de árvores mais jovens alojadas em um meio solto. Enquanto o vento balança as árvores, você consegue ver as raízes levantando o chão. Isso dá a aparência de “respirar”.

A explicação de Sirois é confirmada por outros especialistas em meteorologia que concordam que não há nada de errado na cena, apesar de sua aparência inquietante.

A suposta respiração é, na verdade, obra de uma combinação da ação da chuva e do vento. Com os altos índices de precipitação, o solo encharcado acabou se tornando menos compacto e perdeu parte de sua coesão com as raízes das árvores.

Com a tempestade de vento soprando violentamente nas copas começou a “empurrar” as árvores, e a força acabou sendo transferida até as raízes, fazendo com que, conforme as plantas se moviam, o solo se elevasse, parecendo inchar e desinchar.