Como organizar suas finanças para ter uma vida mais outdoor

Três regras fundamentais para financiar seu estilo de vida outdoor 

Poucas coisas são mais assustadoras do que escrever o seu perfil em um aplicativo de paquera on-line. Alguns anos atrás, sentei-me por horas na frente do meu computador tentando criar uma descrição original e fabulosa de mim mesma. Eu provavelmente reescrevi meu perfil cinco vezes, então decidi que seria melhor abrir com o tipo de vida que eu queria viver: eu queria uma vida de aventura. Eu queria ver todos os cantos do mundo e encontrar a vida das pessoas em lugares que nunca imaginei. Na prática, isso significava que eu precisava de dinheiro para comprar passagens de avião, estadias em hotéis e equipamentos.

Parece ótimo, certo? Mas viver uma vida de aventura requer duas coisas:

  1. Dinheiro para financiar sua aventura.
  2. Conhecimento financeiro para usar esse dinheiro sem entrar em dívidas.

A maioria de nós não é ensinado a administrar bem o dinheiro. Eu trabalhei como planejadora financeiro certificada nos últimos 12 anos, então eu tenho alguns truques na manga que podem ajudá-lo a fazer um orçamento com sucesso para o seu estilo de vida de outdoor.

Como criar seu orçamento

Eu provavelmente odeio a palavra “orçamento” tanto quanto você, mas não há como evitar sua importância se você quiser viajar. Meu conselho é não ficar preso nas ervas daninhas do orçamento. Pode ser um processo simples que você elimine em apenas 30 minutos por semana, desde que você especifique alguns parâmetros primeiro.

  1. A parte mais importante do seu orçamento não é sua renda, mas acompanhar suas despesas.

  2. Existem dois tipos de despesas: fixa (o que você tem que pagar todo mês) e variável (todas as coisas que você quer fazer, mas não precisa).

  3. Comece analisando todas as suas despesas nos últimos 30 dias. Divida-os em categorias, tais como mantimentos, comer fora, pagamentos com cartão de crédito, entretenimento, aventura, aluguel/financiamento, gás, etc. Certifique-se de que todas as despesas cheguem em uma categoria para que você possa ver onde seu dinheiro está indo.

  4. A partir daí, observe suas categorias de despesas. Há algum que te deixe sem fôlego? Tipo: “Como eu poderia gastar tanto dinheiro com despesas X?!”

  5. Agora que você examinou todas as suas despesas, pode começar a definir algumas metas para o próximo mês para reduzir as despesas em uma categoria e direcionar essa economia para seu orçamento de aventura.

  6. Execute e repita no próximo mês.

Um dos passos mais importantes do orçamento que tomei foi definir o check-in semanal de dinheiro. Para mim, isso acontece nas tardes de domingo, quando o fim de semana está acabando. Sento-me com um bom copo de vinho, revejo minhas despesas para a semana, verifico metas de dinheiro para a próxima semana e desafio-me a encontrar economias em excesso que posso depositar em minha conta poupança de aventura.

Ferramentas orçamentárias

Há muitas maneiras de orçamentos mensais, seja você fã de planilhas do Excel, um pedaço de papel em branco ou notas adesivas ou algum aplicativo sofisticado. Eu sugiro que você tente um monte de métodos diferentes até encontrar um que fique com você. Felizmente, há uma tonelada de incríveis aplicativos móveis que tornam a parte de categorização de dinheiro super simples. 

Torne isso pessoal

Durante os meus vinte anos, lutei para ficar no topo do meu orçamento todos os meses. Eu não conseguia entrar em um bom ritmo, e parecia uma tarefa que exigia muito da minha atenção. Quando comecei a estudar finanças pessoais e as razões pelas quais tomamos decisões, comecei a entender o poder de como pensamos, agimos e sentimos sobre nosso dinheiro.

Pode parecer loucura, mas uma das melhores decisões que tomei foi mudar o nome do meu orçamento para o meu “Planejador de Aventura”. Depois de fazer essa mudança mental, comecei a ver meu dinheiro apenas como uma ferramenta para me ajudar a alcançar minha aventura e objetivos – coisas como viajar. Cada centavo que eu poderia economizar foi financiado meus desejos outdoor. Então tudo fez sentido para mim.

Meu melhor conselho é tornar seu orçamento pessoal. Faça com que ele se adapte ao seu estilo de vida e aos seus objetivos. O dinheiro é apenas uma ferramenta para ajudá-lo a viver a vida que você imagina.

Por exemplo:

  1. Altere o nome do seu orçamento, como eu fiz, para algo que irá motivá-lo.

  2. Mantenha-se focado em seus objetivos e incorpore-os ao seu orçamento, para que você se lembre de economizar todos os meses.

  3. Não se concentre em seus erros; jogue fora o que não funciona e comece de novo.
  4. Mova sua categoria de despesas de aventura para uma despesa fixa para garantir que você salve todos os meses.

  5. Construa uma recompensa a cada mês, como um novo equipamento ou uma boa refeição, quando você atingir suas metas de dinheiro.

Fiz algumas tentativas, mas descobri maneiras de ser inteligente com dinheiro e ter recursos para viajar e ter aventuras todos os meses. Quando cheguei perto e pessoalmente com minhas despesas, pude ver maneiras de direcionar despesas desnecessárias em poupança para financiar minhas metas de aventura. O legal é que você não precisa ser um estudante de matemática ou ter um diploma financeiro sofisticado para aprender como orçar para a aventura. Você pode começar agora mesmo com o que você tem em sua conta bancária.