Nunca subestime o poder de uma simples faixa elástica
A faixa elástica oferece a oportunidade de treinar seu corpo de maneira que os pesos livres simplesmente não conseguem. Segundo Justin Kompf, especialista em resistência e condicionamento da Clientel3, um estúdio de fitness em Boston, quando você está treinando com peso corporal, halteres ou kettlebells, você está trabalhando contra a gravidade. As faixam mudam as linhas de força para fortalecer novos padrões de movimento e oferecem resistência variável: quanto mais você as estica, mais “pesadas” elas ficam. Então, quando você faz um flexão ou agachamento resistindo à faixa, por exemplo, a faixa elástica aplica a maior resistência quando você alcança a extensão – tornando a parte mais fácil do exercício significativamente mais desafiadora. Além disso, as faixas de resistência são baratas, leves e compactas, tornando-as uma das ferramentas de treinamento mais adaptáveis.
+ 6 exercícios para melhorar a sustentação dos quadris, joelhos e tornozelos
+ Quer ser melhor no seu esporte? Treine a sua mente
Adicione algum exercícios à sua rotina de treinamento de força com estes exercícios de resistência em qualquer lugar. Deixe seu corpo e a faixa elástica ditarem o número de repetições.
8 exercícios de força usando apenas faixa elástica
Flexão com resistência
O que faz: Melhora a estabilidade e a força do corpo total através do tórax, ombros e peito.
Como Fazer: Prenda uma faixa de resistência circular na parte superior das costas como um xale, com um dos lados em volta de cada uma das mãos. Suba no chão em uma posição de alta prancha: braços totalmente estendidos e seu corpo formando uma linha reta da cabeça aos calcanhares. A faixa vai subir em seus braços e nas suas costas. Deve sentir-se muito apertado. A partir daqui, faça uma flexão de estilo militar, o mais próximo possível do chão. Pausa, depois pressione as mãos para estender os braços e levantar de volta para uma prancha alta.
Pallof Press
O que faz: treina anti-rotação, a capacidade do tórax de resistir a forças externas.
Como Fazer: Faça um laço com a faixa elástica circular em torno de um objeto robusto na altura do umbigo, agarre a extremidade oposta com ambas as mãos e afaste-se do ponto de ancoragem para que a faixa fique esticada e perpendicular à frente do seu corpo. Com os joelhos levemente flexionados e os pés separados pela largura do quadril, segure as mãos cruzadas no umbigo, os cotovelos flexionados. Mantendo os ombros para baixo, pressione as mãos para frente para estender a faixa, certificando-se de não deixar a faixa puxá-lo para um lado. Faça uma pausa, depois, lentamente, dobre os cotovelos para devolver as mãos ao tronco. Complete uma série antes de passar para o lado oposto.
Agachamento com resistência
O Que Faz: Sobrecarrega os glúteos e quadríceps em sua maior amplitude de movimento para melhorar a potência.
Como fazer: Fique com os pés afastados na largura dos ombros, dentro de uma faixa elástica solta. Agache-se o mais baixo possível sem levantar os calcanhares ou o tronco cair para a frente e enrole a extremidade solta da tira sobre os ombros. A partir daqui, passe pelos calcanhares para estender os quadris e os joelhos e ficar em pé. Pausa, então abaixe lentamente para baixo em um agachamento.
Face Pull
O que faz: Fortalece os músculos da parte superior das costas, ajudando a reforçar a força e a mobilidade dos ombros.
Como fazer isso: coloque uma faixa de resistência ao redor de um objeto seguro na altura da cabeça. Enfrentando o ponto de ancoragem, agarre as duas extremidades da faixa com as duas mãos, depois recue até que seus braços estejam estendidos e a faixa também. Flexione levemente os joelhos para se estabilizar contra a banda. A partir daqui, mantendo um tronco reto, puxe os braços até as mãos ficarem próximas às orelhas. Pause, depois solte lentamente a tensão até que seus braços estejam totalmente estendidos.