Nova lei nas Filipinas espera que ao menos 175 milhões de novas mudas de árvores sejam plantadas a cada ano

Por Redação

Uma nova lei nas Filipinas espera diminuir o desmatamento no país e ensinar os jovens sobre a preservação do meio ambiente. Agora, os estudantes filipinos têm um requisito final para se formar na escola: eles devem plantar 10 árvores.

A nova lei, que entrou em vigor em 15 de maio de 2019, será aplicada a graduados de escolas primárias e secundárias, faculdades ou universidades. Chamada de “Lei do Legado para o Meio Ambiente”, é vista como uma valiosa oportunidade para os jovens tomarem medidas contra as mudanças climáticas.

O projeto foi apresentado pelo congressista Gary Alejano que disse que, “embora reconheçamos o direito dos jovens a uma ecologia equilibrada e saudável, não há razão para que eles não possam contribuir para garantir que isso seja uma realidade.”

+ Porque as árvores estão de cabeça para baixo neste lago no Cazaquistão
+ Como ensinar seus filhos sobre as mudanças climáticas

Cerca de 12 milhões de crianças se formam no ensino fundamental, 5 milhões no ensino médio e 500 mil na universidade todos os anos nas Filipinas. De acordo com o autor da leia, isto significa que 175 milhões de árvores serão plantadas anualmente.

“Mesmo com uma média de sobrevivência de somente 10% das árvores plantadas, isso irá significar novas 525 milhões de árvores disponíveis para a juventude desfrutar, quando eles assumirem a liderança no futuro”, disse Gary Alejano.

De acordo com a lei, o “foco será no plantio de espécies nativas que correspondam ao clima e à topografia da região”. Uma agência governamental orientará os alunos durante o processo, ajudando-os a encontrar um local para o plantio e garantindo a sobrevivência da árvore.