Será o eclipse lunar total mais longo do século

Na sexta-feira (27) ocorrerá no céu ao redor do mundo serão o mais longo eclipse lunar total do século – exceto os da América do Norte.

A totalidade desse eclipse lunar durará cerca de uma hora e 43 minutos, mas um eclipse parcial antes e depois da fase total durará uma hora e seis minutos. O que significa que a lua passará quase quatro horas cruzando a sombra da Terra.
Os eclipses lunares podem ocorrer apenas durante a lua cheia, e este é mais especial porque também é a lua de sangue. A lua estará em perfeito alinhamento com o sol e a Terra na sexta-feira, com a lua no lado oposto da Terra em relação ao sol.
A Terra lançará duas sombras na lua durante o eclipse. A penumbra é a sombra externa parcial e a umbra é a sombra escura e completa.
Quando a lua cheia se move para a sombra da Terra, ela escurece, mas não desaparece. A luz do sol passando pela atmosfera da Terra iluminará a lua de maneira dramática, tornando-a vermelha.
Visualizando o eclipse
Então, onde você pode ver o eclipse lunar total?
Pessoas na Austrália, Nova Zelândia, Europa, África e Ásia terão a melhor visão, enquanto as fases finais do eclipse depois do pôr do sol serão visíveis em partes da América do Sul.
Para aqueles no Oriente Médio e Madagascar, o eclipse ocorrerá por volta da meia-noite, e as pessoas na Europa e na África terão a melhor visão entre o pôr do sol e a meia-noite. A Ásia, a Indonésia e a Austrália o verão entre a meia-noite e o nascer do sol no sábado.
Royal Astronomical Society (Sociedade Astronômica Real) disse que Marte e a Lua aparecerão no céu para todos no Reino Unido, portanto, um local com um horizonte desobstruído ao sudeste proporcionará a melhor vista.

No Brasil

No Brasil, todo o país poderá ver este eclipse lunar total lunar de 27/28 de julho de 2018, mas não em sua totalidade, com todas as suas fases. Quanto mais próximo do litoral leste do país (costa leste do Nordeste, áreas próximas ao litoral do Sudeste e do Sul, maior será o tempo de visualização do fenômeno).

Se não houver problema com nebulosidade, entre as capitais, o maior tempo de visualização será em Recife (3h14min), com início às 17h15min. Em Natal, onde o eclipse começa às 17h19 e terá duração de 3h09min, e em João Pessoa, onde o eclipse total lunar poderá ser visto por 3h12min, a partir de 17h16min.

Em São Paulo, o eclipse total lunar de 27 de julho de 2018 terá duração total de 1h49min, começando às 17h41min.

Em Porto Alegre, o eclipse total lunar começa às 17h42min e terá duração de 2h42min.

Em Brasília, o eclipse total lunar terá início às 17h57min e ocorre durante 3h31min.

Em Manaus, o evento terá duração total de 1h23min e começará às 18h05 de 27/77/18.

Marte no céu

A lua vermelha terá um presente extra: Marte. O planeta também será mais brilhante, representando duas luzes vermelhas no céu.
Marte está atingindo sua oposição quando está alinhado no lado oposto da Terra e do Sol. Isso ocorre ao mesmo tempo em que Marte atingirá um dos seus pontos mais próximos da Terra, a cerca de 35,9 milhões de quilômetros de distância.
Está será a maior aproximação de Marte desde 2003 em 30 e 31 de julho, a 35,78 milhões de quilômetros de distância. Então, se o mau tempo interromper sua oportunidade na sexta-feira, haverá mais chances.
A abordagem mais próxima de Marte será antes do nascer do sol, no dia 31 de julho, às 4h, e no dia 30 de julho, às 10h, horário havaiano, de acordo com a EarthSky.org.
Marte também é seguro para ver a olho nu.