Será o eclipse lunar total mais longo do século
Na sexta-feira (27) ocorrerá no céu ao redor do mundo serão o mais longo eclipse lunar total do século – exceto os da América do Norte.
A totalidade desse eclipse lunar durará cerca de uma hora e 43 minutos, mas um eclipse parcial antes e depois da fase total durará uma hora e seis minutos. O que significa que a lua passará quase quatro horas cruzando a sombra da Terra.
Os eclipses lunares podem ocorrer apenas durante a lua cheia, e este é mais especial porque também é a lua de sangue. A lua estará em perfeito alinhamento com o sol e a Terra na sexta-feira, com a lua no lado oposto da Terra em relação ao sol.
A Terra lançará duas sombras na lua durante o eclipse. A penumbra é a sombra externa parcial e a umbra é a sombra escura e completa.
Quando a lua cheia se move para a sombra da Terra, ela escurece, mas não desaparece. A luz do sol passando pela atmosfera da Terra iluminará a lua de maneira dramática, tornando-a vermelha.
Visualizando o eclipse
Então, onde você pode ver o eclipse lunar total?
Pessoas na Austrália, Nova Zelândia, Europa, África e Ásia terão a melhor visão, enquanto as fases finais do eclipse depois do pôr do sol serão visíveis em partes da América do Sul.
Para aqueles no Oriente Médio e Madagascar, o eclipse ocorrerá por volta da meia-noite, e as pessoas na Europa e na África terão a melhor visão entre o pôr do sol e a meia-noite. A Ásia, a Indonésia e a Austrália o verão entre a meia-noite e o nascer do sol no sábado.
A Royal Astronomical Society (Sociedade Astronômica Real) disse que Marte e a Lua aparecerão no céu para todos no Reino Unido, portanto, um local com um horizonte desobstruído ao sudeste proporcionará a melhor vista.
No Brasil