A cura pelo lámen

Sua próxima comida pós-treino será servida em uma tigela

 

Por Graham Averill

O lámen – uma tradicional sopa japonesa feita com um caldo substancioso, noodles (um tipo de macarrão bem fininho e comprido) de trigo, ovo cozido e carne de porco ou de frango – se livrou da imagem de comida de universitário sem grana por volta de 2004, época em que David Chang abriu em Nova York (EUA ) o Momofuku Noodle Bar. Hoje em dia há botecos descolados especializados em lámen de San Diego, na Califórnia (EUA ), a São Paulo. Mas o que pouca gente sabe é que a combinação entre proteína, carboidrato e eletrólitos desse tipo de sopa a converte em uma comida pós-treino quase perfeita. “Ingerir a quantidade correta de carboidratos e proteínas pode diminuir os danos musculares e o acúmulo de radicais livres”, diz a nutricionista e instrutora de musculação Alissa Rumsey. “Comer um prato de lámen uma hora depois de uma grande aventura ajuda a acelerar a recuperação para o dia seguinte.”

Pesquisas realizadas na Universidade da Califórnia (EUA ) também sugerem que o conjunto de eletrólitos da sopa ajuda a reidratar, ao mesmo tempo que um aminoácido chamado L-cisteína, encontrado nos ovos, auxilia na decomposição de um subproduto do processamento do álcool chamado acetaldeído (ei, a cura da ressaca!).

Fazer um autêntico lámen em casa não é fácil: implica preparar seu próprio caldo com coisas como o fêmur de um porco e tare, um molho complicado que você tem que fazer partindo do zero. Todo o processo chega a levar muitas horas. Seguindo as recomendações de Jake Freed, proprietário do Shiba Raman, em Oakland, Califórnia, criamos uma receita simplificada que oferece os mesmos benefícios para a sua saúde que a original.

 

Modo de fazer:

1) Ferva aproximadamente um litro de caldo de frango com uma colheradade missô e algumas fatias de gengibre fresco e de cogumelos durante dez minutos. Coloque em fogo baixo para manter o caldo quente.

2) Tempere 170 gramas de carne da coxa do frango com sal, pimenta-do-reino e alho. Grelhe em fogo médio até que esteja ao ponto.

3) Cozinhe um ovo em água fervendo por cinco minutos (não deve ficar completamente duro). Deixe-o em uma tigela com água fria cinco minutos antes de descascálo e depois corte-o pela metade.

4) Ferva 110 gramas de massa tipo lámen durante três minutos, ou até que esteja “al dente”.

5) Coloque a massa cozida em uma tigela de sopa grande. Acrescente o caldo e ponha por cima o frango, as duas metades de ovo cozido e salpique com fatias fininhas de cebolinha.

 

* Matéria publicada originalmente na Go Outside 139, de abril de 2017.

SHARE