Por Redação

O cineasta Elia Saikaly filmou vários projetos  narrando suas experiências no Everest. Seu mais recente, Everest: The Summit Climb, foi filmado durante uma cúpula de 2013.

O vídeo é um passo a passo, cru e sem filtro da ascensão. Há apenas o som ambiente, o fluxo de oxigênio sendo inalado através das máscaras dos alpinistas. Além disso, é possível ver a luta profunda e suspiros pelo ar de cada alpinista.

Em seu site, Elia disse que planejou a sequência por meses e não podia errar. “Um único erro me custaria a minha vida. Uma vez que a equipe passou por mim, eu os filmei e percebi que precisava passar mais de 10 alpinistas no cume para me posicionar no topo do mundo para filmar a chegada deles”, disse.

Para o cineasta, filmar na zona da morte a 29, 000 pés (8.839m metros) acima do nível do mar foi incrivelmente desafiador. “Assumi riscos muito calculados com a minha vida para trazer essas imagens de volta. Se você é um sonhador do Everest, aspirante a montanhista ou apenas alguém que é fascinado com a montanha mais alta do mundo, espero que meu trabalho lhe dê um vislumbre de como é chegar ao cume.”

Confira: