Quer ficar em forma? Não pense nisso

Por Redação

Boa forma física deveria ser sinônimo de diversão. Então pare de treinar e comece a agir como uma criança novamente. Com a ajuda de especialistas, atletas e treinadores, montamos um programa “faça-o-que-você-gosta” para você conseguir uma vida saudável e energizada, sempre.

Corrida

A DIVERSÃO: uma vez por semana, “mate” o treino de corrida e vá jogar futebol, frisbee ou basquete. Ou desafie um amigo para um treino de sprints de 100 metros. Os sprints aumentam a força de sua passada, o que ajuda na hora de subir montanhas.

ENCARE: A Volta À Ilha é uma corrida de revezamento que percorre 140km em torno da ilha de Florianópolis, em Santa Catarina. O percurso tem as mais variadas paisagens e terrenos e acontece sempre em abril. A diversão pode ser dividida em equipes de dois a oito atletas. A Crazy Race, como já indica o nome, é uma espécie de corrida maluca. São cinco voltas de 4km com 40 obstáculos diferentes, de paredes para escalar a buracos de lama para saltar.

Tênis

A DIVERSÃO: Otaviano dos Santos, coordenador técnico do Clube Paineiras e mentor do ex-tenistas Jaime Oncins, recomenda o “quadradinho”. “Além de divertido, é uma das técnicas que consagrou André Agassi”, conta. Divida a meia-quadra em duas com uma linha perpendicular à rede. Você terá quatro quadrados. Fique bem no centro de um dos dois que são mais próximos à linha de fundo e estabeleça uma pontuação limite (cinco pontos, por exemplo). Num primeiro estágio, rebata só com “top spins”. Mude para o quadradinho ao lado e só use “slices”. Por último, volte para o primeiro quadradinho e rebata como quiser. “É um ótimo aquecimento e desenvolve técnica e criatividade”, diz Otaviano.

ENCARE: os Torneios Abertos das federações de tênis são organizados para atletas amadores. Na federação paulista, atletas avulsos podem se cadastrar para receber o calendário semestral das competições. A cada jogo o tenista ganha uma pontuação para o ranking e, de acordo com os números, pode subir de categoria; www.tenispaulista.com.br.

Futebol

A DIVERSÃO: durante o treino ou como aquecimento antes de um jogo, transforme o futebol num jogo “um contra um”. Faça duas linhas de oito cones cada, distantes uma da outra cerca de dez metros. Alinhem-se e larguem cada um com uma bola, driblando os cones e voltando, como num slalom. Quem ganhar avança para a próxima rodada até a grande final.

ENCARE: Junte mais seis amigos e entre na terceira divisão do Campeonato Paulista de Futebol Society. Os jogos acontecem nas quatro regiões da capital. Atletas sem time podem se cadastrar no site da Federação Paulista de Futebol Society (FPFS), que também organiza campeonatos particulares para empresas e eventos.

Caiaque Oceânico

A DIVERSÃO: faça um treino que brinca com a velocidade e a potência das remadas: 50 remadas fortes, 50 fracas, dez rápidas, dez lentas. Se estiver remando com um parceiro, escolha um ponto qualquer na paisagem (uma pedra, uma praia) e reme forte até lá. Você pode fazer uma “melhor de cinco” – quem perder paga o jantar.

ENCARE: a Canoa Caiçara, Núcleo de Canoagem Havaiana em Santos, dá aulas de canoa havaiana e tem três equipes participando do panorama nacional de competições, sendo uma na categoria Open, uma Master e uma iniciante. Uma competição que pode ser encarada como passeio é a Volta à Ilha de Santo Amaro, de 75 km com largada e chegada em Santos.

Ciclismo

A DIVERSÃO: Pedalando sozinho? Faça contra-relógios baseados em calorias queimadas, por exemplo. Uma vez por semana, use um monitor de freqüência cardíaca que estime as calorias incineradas e pedale forte por 30 minutos. A cada semana, foque em queimar mais calorias, em vez de ficar de olho no tempo ou na velocidade média, que variam muito de acordo com o tempo e o terreno.

ENCARE: o Iron Biker, Desafio das Montanhas, percorre a região histórica de Mariana, em Minas Gerais. O primeiro dia traz 95 km de mountain bike, e o segundo, 61 km. O percurso é bem acidentado, mas não é só para profissionais. Para que não quer fazer a prova sozinho, a organização disponibiliza 100 vagas para equipes com três integrantes, além da categoria Tandem, com bikes de dois lugares. Este ano, a prova está marcada para os dias 13, 14 e 15 de setembro.