Os corpos de dezenas de cavalos selvagens foram encontrados em um poço seco 

As imagens são chocantes. Quarenta cavalos selvagens foram encontrados mortos em um rio seco perto de Santa Isabel, na Austrália central. As autoridades afirmam que as mortes se devem ao calor extremo. A região da Austrália está há 12 dias consecutivos com temperaturas acima dos 42º.

O Conselho Central da Terra (CLC), órgão que defende os aborígines na região central da Austrália, disse em um comunicado nesta quinta-feira (24) que teve que sacrificar mais de 50 cavalos a mais perto do poço porque estavam perto da morte.

“Cavalos e outros animais silvestres estão morrendo de sede e fome porque muitas fontes confiáveis de água, como Apwerte Uyerreme, secaram na atual onda de calor e áreas superpovoadas por animais silvestres sofrem erosão e perda de vegetação”, disse o conselho em comunicado.

As autoridades e a comunidade estão agora a discutir que medidas tomar com outros animais, como camelos, burros e mais cavalos, que se encontram em condições bastante difíceis.

“Com a mudança climática bem e verdadeiramente sobre nós, esperamos que essas emergências ocorram com frequência crescente e ninguém está verdadeiramente preparado e sem recursos para responder a elas”, disse o diretor da CLC, David Ross, no comunicado.

Um relatório divulgado pelo Bureau of Meteorology na semana passada mostrou que 2018 foi o terceiro ano mais quente da Austrália no registro, com chuvas 11% abaixo da média.

O relatório disse que a mudança climática desempenhou um papel fundamental no aumento da frequência ou intensidade dos eventos de calor, clima de incêndio e seca.